TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da sustentabilidade empresarial

Artigo: Importância da sustentabilidade empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Artigo  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 5

Sustentabilidade Empresarial

Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico (sem isso ela não sobrevive) sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

Importância da sustentabilidade empresarial

Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente. Cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Vale apena ressaltar que, sustentabilidade empresarial não são atitudes superficiais que visem o marketing, aproveitando a chamada “onda ambiental”. As práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo

Vantagens das práticas empresariais sustentáveis

- Melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores e comunidade em geral.

- Economia, com redução dos custos de produção. Isto é obtido, por exemplo, através da reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria-prima e medidas de economia de energia elétrica.

- Melhoria nas condições ambientais do planeta. Afinal de contas, os empresários possuem filhos e netos que viverão num mundo futuro melhor ou pior, dependendo do que for feito na atualidade.

- Satisfação dos funcionários e colaboradores. Em função da consciência ambiental, muitas pessoas tem satisfação em trabalhar em empresas sustentáveis.

- Valorização das ações em bolsas de valores. Cada vez mais, investidores tem procurado dar mais atenção para a compra de ações de empresas sustentáveis socialmente e ambientalmente.

Não existe uma definição única para responsabilidade social segundo Business Social Responsible Institute (BSR 2001), mas de forma ampla trata-se de decisões de negócio tomadas com base em valores éticos e de respeito com as pessoas e com o meio ambiente, segundo a BSB Institute, sustenta que o conceito de empresa socialmente responsável se aplicará aquela que atue no ambiente de negócios, de forma que atinja ou exceda as expectativas éticas, legais e comerciais do ambiente social na qual a empresa se insere.

Diante da degradação de nosso planeta temos cada vez mais desastres naturais, porém um dos maiores problemas ambientais atualmente são causados pela poluição, e os efeitos dessa poluição tem relação direta com duas dimensões: o tempo e o espaço. Assim um desastre ambiental que tenha graves conseqüências em nosso planeta hoje, podem perfeitamente ser encontrado muitos anos depois, pois o efeito desse desastre e biocumulativo (A Crise Ambiental Planetária por Nilze de Paula Figueiredo).

Entrevista

História do Banco Santander

O Santander chegou no Brasil em 1957, e sempre se distinguiu das demais instituições por seus passos firmes e sólidos utilizados em seu desenvolvimento. Em 1982, inaugurou a primeira agência. A sequência de aquisições de vários e tradicionais bancos brasileiros, a partir dos anos 1990, também levou o Santander a uma posição de destaque, tornando-o uma das principais instituições financeiras do mercado nacional.

Em 1982 é Inaugurada a primeira agência do Santander para atendimento ao público, em São Paulo.

O Santander escolhe atuar apenas como um banco de Investimento, encerrando a atividade comercial em 1991, e passa a se denominar Banco Santander de Negócios e, posteriormente, Santander Investment.

Em 1997 o adquire o Banco Geral do Comércio e, na seqüência, o Noroeste, e em 2000 adquire o Banco Meridional - Bozano Simonsen, tornando-se o maior banco estrangeiro na América Latina, sendo o Santander o vencedor no leilão de privatização do Banespa que possuía, então, mais de 570 agências e quase três milhões de clientes.

A Modernização tecnológica começa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com