TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impostos a pagar

Resenha: Impostos a pagar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Resenha  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 8

Impostos a pagar

C – 70.000,00

Caixa e Bancos

D – 70.000,00

D – 130.000,00

C – 150.000,00

Empréstimos

D- 90.000,00

Estoques

D – 70.000,00

Fornecedores

C – 170.000,00

C- 130.000,00

Contas a Receber

D – 150.000,00

D – 150.000,00

2 Pesquisar, nas Normas Brasileiras de Contabilidade, o papel do auditor independente e os procedimentos contábeis que devem ser adotados durante o trabalho de auditoria nas empresas.

3 Com base nessas informações, ler os artigos sobre o Banco Panamericano e identificar as falhas de auditoria ocorridas.

1.2 4 Elaborar um relatório com todas as informações desta etapa e entregá-lo para o professor da disciplina.

NBC P1 – O papel do Auditor Independente e os procedimentos Contábeis a serem adotados durante o Trabalho de Auditoria

O auditor Independente deve-se manter seu nível profissional de competência atualizado de acordo com princípios fundamentais da contabilidade e com as normas contábeis. Para assumir a responsabilidade de uma auditoria deve o mesmo ter conhecimento da atividade da entidade auditada, para que seja possível identificar e compreender as transações por ela realizadas, saber a complexidades dos fatos para que o auditor possa identificar se possui competência suficiente para assumir tal trabalho. Caso entenda que não este capacitado para assumir a responsabilidade o auditor independente deverá recusar o serviço em face da especialização requerida e dos objetivos do contratante.

Existem algumas restrições para que o auditor exerça seu trabalho em determinada empresa como:

- Vinculo conjugal, ou algum tipo de parentesco;

- Relação de trabalho, como sendo empregado da empresa a ser auditada;

- Participação direta ou indireta, como ser sócio;

- Participação direta ou indireta como acionista ou sócio;

- Interesse financeiro direto, imediato ou mediato, ou substancial interesse financeiro indireto compreendido a intermediação de negócios de qualquer tipo e a realização de empreendimentos conjuntos;

- Função ou cargo incompatível com a atividade de auditoria independente;

- Fixado honorários condicionais ou incompatíveis com a natureza do trabalho contratado;

- Qualquer outra situação de conflito de interesses no exercício da auditoria independente, na forma que vier a ser definida pelos órgãos reguladores e fiscalizadores.

O auditor deve aplicar o maior zelo e cuidado na execução do trabalho e na exposição das conclusões do mesmo. Deve ser imparcial ao opinar sobre as demonstrações contábeis.

O auditor deve respeitar e assegurar o sigilo relativamente às informações obtidas durante o seu trabalho na entidade auditada, não as divulgando, sob nenhuma circunstância, sem autorização expressa da entidade, salvo quando houver obrigação legal de fazê-lo.

O auditor somente deverá divulgar a terceiros informações sobre a entidade auditada ou sobre o trabalho por ele realizado, caso seja autorizado, por escrito, pela administração da entidade, com poderes para tanto, que contenha de forma clara e objetiva os limites das informações a serem fornecidas, sob pena de infringir o sigilo profissional.

A responsabilidade do auditor não será modificada, mesmo quando o contador, na função de auditor interno, contribuir para a realização dos trabalhos.

O auditor deverá enviar, até 30 de junho de cada ano, ao Conselho Regional de Contabilidade, na forma a ser regulamentada pelo Conselho Federal de Contabilidade:

a) as informações sobre os seus clientes, cuja sede seja a da jurisdição do respectivo Conselho, e que o objeto do trabalho seja a auditoria independente, realizado em demonstrações contábeis relativas aos exercícios encerrados até o dia 31 de dezembro do ano anterior;

b) a relação dos nomes do seu pessoal técnico existente em 31 de dezembro do ano anterior;

c) a relação de seus clientes cujos honorários representem mais de 10% do seu faturamento anual, bem como os casos onde o faturamento de outros serviços prestados aos mesmos clientes de auditoria, ultrapassarem, na média dos últimos 3 anos, os honorários dos serviços de auditoria.

Quando solicitado, o auditor deverá disponibilizar e fornecer, no prazo de trinta dias, a relação de seus clientes e outras informações necessárias à fiscalização da atividade de auditoria independente.

Falhas na Auditoria Banco Panamericano

O rombo no Banco Panamericano, do Grupo Silvio Santos, é o resultado de um acúmulo de irregularidades contábeis desde meados de 2006. O banco inflava seus balanços por meio do registro de carteiras de créditos que haviam sido vendidas a outras instituições como parte de seu patrimônio. A maquiagem permitiu que o valor da empresa fosse incrementado antes da abertura de seu capital, em novembro de 2007. Mas não pode blindá-lo contra a crise de crédito em 2008. No ano seguinte, o Panamericano teve 49% de seu capital votante comprado pela Caixa Econômica Federal. O que ainda não se sabe é como irregularidades tão grandes passaram pelo crivo de tantas instituições e por que só foram descobertas este ano pelo Banco Central.

A empresa de auditoria Deloitte ignorou checagens básicas, de acordo com informações.

A Maior empresa de auditoria do setor no mundo, Deloitte não conferia em que condições o banco tinha vendido carteiras de crédito, pois as carteiras não eram dada baixa no balanço.

A venda de carteiras de crédito para outros bancos, sem a devida baixa, não foi notada pela Deloitte porque a empresa deixou de fazer checagens primárias, segundo dois auditores ouvidos pela Folha. Um deles define o trabalho dos auditores como coisa de estagiário.

A Deloitte não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com