TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflação no Brasil: As previsões para a inflação

Por:   •  29/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Trabalho Economia 2

PROF:Andreia

Uberaba MG

2015

1 - Fale sobre a inflação no Brasil. Ler a reportagem, colocar título, fonte, fazer um resumo. Como está a situação do país para este ano de 2015 e a projeção para 2016? Como isto afeta a população brasileira? O que pode ser feito?

Mercado estima mais inflação e queda maior do PIB em 2015 e 2016

As previsões para a inflação e para o nível de atividade da economia brasileira voltaram a piorar para 2015 e também para 2016. 

Como está a situação do país para este ano de 2015?

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve encerrar o ano em 9,5%, segundo o Banco Central. A estimativa é mais que o dobro da meta central de 4,5% para o período, e 3 pontos percentuais acima do teto do sistema de metas, de 6,5%. A atual situação econômica do Brasil vem causando muita preocupação à toda parcela da população que depende do seu próprio trabalho para garantir seu sustento.

E qual projeção para 2016?

Em 2016, ainda de acordo com o BC, a probabilidade de estouro do teto de 6,5% do sistema de metas de inflação é de 20% a 22%.

Como isto afeta a população brasileira?

A inflação na economia afetam a distribuição de renda da população, os investimentos e a percepção das pessoas sobre a economia. 

O que pode ser feito?

Uma retomada da economia brasileira dependerá exclusivamente do Governo, pois segundo todas as análises, foi ele quem não fez seu papel em termos de fomento do desenvolvimento do país.Os meios para controlar a inflação são: impostos, compra e venda de moeda estrangeira pelo governo, a diminuição dos gastos públicos .

Referências:

http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2015/09/mercado-estima-mais-inflacao-e-queda-maior-do-pib-em-2015-e-2016.html

http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/09/bc-preve-inflacao-de-95-em-2015-e-retracao-de-27-para-o-pib.html

2 - Fale do emprego/desemprego no Brasil. Ler a reportagem, colocar título, fonte, fazer um resumo. Como está a situação do país para este ano de 2015 e a projeção para 2016? Como isto afeta a população brasileira? O que pode ser feito?

“Desemprego aumentará no Brasil até 2016, diz OIT”

Como está a situação do país para este ano de 2015 ?

O Brasil possui cerca de 8 milhões de pessoas desempregadas. Trata-se de um número muito alto quando se considera o desempenho recente do mercado de trabalho e os gastos que isso provoca nas contas públicas.

E qual projeção para 2016?

Em 2016 as taxas de desemprego previstas em relação ao Brasil em 2015 e nos dois próximos anos se situam acima da média e deve continuar crescendo , de 7,1% em 2015 para 7,3% em 2016.

Como isto afeta a população brasileira?

Para a população as demissões e a queda de renda dos dias atuais são o efeito mais doloroso dos erros praticados pelo governo ,isto afeta a população na desigualdade social.

O que pode ser feito?

O que poderia ser feito para atenuar os efeitos perversos do ajuste fiscal no curto prazo, seria o programa de proteção ao emprego à moda do Kurzarbeit da Alemanha, ora em discussão, pode atenuar as demissões e ajudar a manter uma parte da renda das famílias e do consumo. Por esse programa, as empresas em dificuldade, em lugar de demitir empregados reduzem a jornada de trabalho e os salários e, em contrapartida, o governo paga uma parte dos salários suspensos pelas empresas em lugar de bancar os altos custos do seguro-desemprego.

Referência:

http://interessenacional.uol.com.br/index.php/edicoes-revista/emprego-e-desemprego-em-2015

http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/01/desemprego-aumentara-no-brasil-ate-2016-diz-oit.html

3 - Fale sobre o PIB do Brasil. Ler a reportagem, colocar título, fonte, fazer um resumo. Como está a situação do país para este ano de 2015 e a projeção para 2016? Como isto afeta a população brasileira?O que pode ser feito?

“Levy: quedas do PIB e redução da receita justificam revisão do déficit”.

O ministro da Fazenda afirmou que as sucessivas reduções do crescimento do PIB e a queda na arrecadação de impostos, fizeram com que o governo tivesse de  rever a meta de déficit este ano. O novo orçamento para 2015 terá uma meta de US$ 58,1 bilhões para déficit primário. Levy também falou sobre a agência de classificação de risco Moody’s ter antecipado esses números, segundo ele, as informações divulgadas pelo governo permitiam que se chegasse a essa conclusão. O ministro também falou sobre a importância do equilíbrio fiscal, para ele apenas assim, poderia ser recobrado o crescimento econômico.

Qual situação do país para este ano de 2015?

Depois de um reajuste, o governo prevê uma retração de 2,8% do PIB brasileiro para 2015. Contudo, para o mercado, a situação é ainda pior, com uma queda de mais de 3%.

E a projeção para 2016?

 De acordo com o relatório de mercado do Banco Central, também chamado de Focus, as expectativas são que, em 2016, o PIB brasileiro de contraia 1,43%, lembrando que essa é a terceira revisão para baixo dos números.

Como isto afeta a população brasileira?

Segundo Samy Dana, professor de Finanças da Faculdade Getúlio Vargas (FGV-SP), em curto prazo, as empresas colocam o pé no freio e os investimentos na economia vão diminuindo. Em longo prazo, pode haver uma queda na renda de empresários e de autônomos, e uma coisa vai contaminando a outra, começando uma tendência de queda na atividade econômica.

Para que o PIB brasileiro volte a crescer é imprescindível que investimentos sejam feitos na economia, também é fundamental a volta do crescimento da produtividade, em baixa nos últimos tempos. Isso dependerá de melhoras na gestão da economia e na institucionalização da economia.

Referência:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2015-10/levy-quedas-do-pib-e-reducao-da-receita-justificam-revisao-do-deficit Acesso em: 29 out. 2015.

4 -Fale do comércio internacional do Brasil. Ler a reportagem, colocar título, fonte, fazer um resumo. Como está a situação do país para este ano de 2015 e a projeção para 2016? Como isto afeta a população brasileira? O que pode ser feito?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (154.6 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com