TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflação x Analise de investimento

Artigo: Inflação x Analise de investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  Artigo  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Inflação x Analise de investimento

A inflação é um aumento continuo geral dos preços na economia e afeta todos os bens na economia. Ela é medida pelos índices de preço, o IGP (índice gerais de preços) e o IPC (índice de preços ao consumidor). A inflação causa muitas variações nos preços e forma certa desconfiança para o mercado em geral. As principais causas da inflação são problemas com as demandas, a da oferta e por último a inflação crônica (causada pelo setor público, consequência de vários prejuízos fiscais tendo que aumentar os impostos e cortar gastos).

Na análise de investimento a inflação é um fator a se considerar, pois em um projeto de investimento se ela algum tempo para realizá-lo e nele temos que levar em conta as taxas de juros que ajuda a ser estabelecida através da inflação, se não for bem estudada e calculada pode fazer o investimento sair errado.

As incertezas em relação à inflação tornam difíceis as avaliações de investimento. Novos métodos de avaliação incorporaram essa incerteza e, em vez de propor os fluxos de caixa futuros específicos, realizam análises de risco dos dados e, em seguida, descrevem uma série de resultados, atribuindo a cada um a probabilidade de risco. Isso dá aos investidores uma visão mais realista, pois quantifica a incerteza do investimento.

No Brasil a inflação trabalha junto com a taxa SELIC (sistema especial de liquidação e de custodias) que mede o volume de financiamentos, sendo mostrados em títulos públicos e federais. A perspectiva da SELIC para o final de 2014 que era de 11,00% subiu para 11,25% justamente para tentar conter a inflação, mas para os economistas é que a inflação cresça mais que o previsto chegando a 6,11% no final de 2014 e não os 4,5% de meta prevendo dificuldades na economia, pois no combate à inflação, os preços respondem a diversos estímulos que não estão sob o controle da autoridade monetária (o Banco Central).

Como os problemas climáticos que aumentaram os preços de alimentos, reajustes salariais acima de ganhos de produtividade e indexação como fatores que podem elevar a inflação. Além do aumento de gastos do governo, em períodos anteriores. Em abril do ano passado, o Banco Central iniciou o ciclo de alta da taxa básica de juros para conter a inflação com o objetivo é conter a demanda aquecida, gerando reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

CONCLUSÃO

Por fim, antes do uso generalizado de previsão e modelagem assistida por computador, as analises de investimento muitas vezes não levavam em conta as taxas de inflação. Com a inflação, os preços continuam subindo e os valores em moeda nominal compram quantidades cada vez menores de bens e serviços ao longo do tempo. Os investidores precisarão levar isso em conta, sobretudo em economias emergentes com taxas relativamente elevadas de inflação.

A avaliação contemporânea de investimentos considera todas as três taxas de desconto: a taxa nominal da moeda, a taxa real e a taxa de inflação. Uma avaliação sofisticada também inclui projeções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com