TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informação e da História do Computador

Projeto de pesquisa: Informação e da História do Computador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.941 Palavras (12 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 12

DISCIPLINA: ECONOMIA

........................

............................

MANUTENÇÃO DE SISTEMAS DE COMPUTADORES

1. HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E CRIAÇÃO DOS COMPUTADORES ..................4

1.1 Impactos do computador na sociedade.........................................................................4

1.2 Ramo da informática nos dias de hoje..........................................................................4

1.3 Profissional de Informática/Manutenção em Informática..........................................5

2. CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS...........................................................................6

2.1 Custos para a produção do produto/serviço..................................................................6

2.2 Custo médio para manutenção de computadores.........................................................6

2.2.1 Formatação de computadores.....................................................................................6

2.2.2 Remoção de vírus..........................................................................................................7

2.2.3 Limpeza de máquinas – CPU.......................................................................................7

2.3 Custo médio praticado pela concorrência.....................................................................7

3. PIB LOCAL E PIB PER CAPITA.....................................................................................8

4. FATORES DE INFLUENCIAM A MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES...........10

5. REFERENCIAS..................................................................................................................11

HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E CRIAÇÃO DOS COMPUTADORES

Com o crescimento populacional, a globalização e o desenvolvimento do capitalismo no século XX, surgem novas necessidades para o ser humano. A informática surge neste contexto o estudo da informação começou na matemática quando nomes como Alan Turing, Kurt Gödel, Alonzo Church e Pitágoras, começaram a estudar que tipos de problemas poderiam ser resolvidos. O primeiro computador eletro-mecânico foi construído por Konrad Zuse (1910–1995). Em 1936, esse engenheiro alemão construiu, a partir de relês que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1. Os projetos de Zuse ficariam parados durante a guerra, na Segunda Guerra Mundial nasceram os computadores atuais. A Marinha dos Estados Unidos, em conjunto com a Universidade de Harvard, desenvolveu o computador Harvard Mark I que ocupava 120m³, projetado pelo professor Howard Aiken, em segredo, o Exército dos Estados Unidos desenvolvia um projeto semelhante, chefiado pelos engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchly, cujo resultado foi o primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC), capaz de fazer quinhentas multiplicações por segundo, no final da guerra foi anunciado ao mundo. Este é o conceito de programa armazenado: rapidez, versatilidade e automodificação que é o computador programável que conhecemos hoje.

Impactos do computador na sociedade

Segundo Pierre Lévy, no livro "Cibercultura", o computador não é mais um centro, e sim um nó, um terminal, um componente da rede universal calculante. Houve também uma grande mudança no comportamento empresarial, com uma forte redução de custo e uma descompartimentalização das mesmas. Antes o que era obstante agora é próximo, as máquinas, com seus compartimentos de saída, otimizaram o tempo e os custos.

Ramo da informática nos dias de hoje

A cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas e nas empresas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida. O computador é encontrado nos mais variados contextos: nas empresas, nas escolas, vislumbrando aprendizagem através da tecnologia, o número de famílias que possuem em suas residências um computador hoje é grande, esta ferramenta está auxiliando pais e filhos mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo. Atualmente nenhuma empresa pode ficar sem o auxílio da informática, é através dela, que tudo é resolvido. O mundo está informatizado, A informática talvez seja a área que mais influenciou o curso do século XX.

Profissional de Informática/Manutenção em Informática

O Técnico de Informática é o profissional que está apto a realizar configurações de sistemas, a instalar equipamentos e a verificar as causas de falhas na programação de computadores, pode trabalhar em empresas do ramo ou fazer atendimento por conta própria.

Em entrevista ao Senhor Hedimar Francisco de Lima, podemos enfatizar sobre a manutenção de computadores que é ação, ou conjunto de ações, desencadeada visando solucionar um problema diagnosticado no computador, ou antever o problema por meio de análise de situações no funcionamento do computador, relacionado a software e/ou hardware destacando os itens citados abaixo:

a) Quantidade de Atendimentos mensais (últimos 03meses):

Junho:231, Julho: 227 e Agosto 261 atendimentos

b) Tipos de atendimentos mais freqüentes relacionados aos softwares: Remoção de Vírus e Formatação (instalação do sistema Operacional).

c) Tipos de atendimentos mais freqüentes relacionadas aos hardware: Limpeza Física (poeira e oxidação) substituição de peças e periféricos com defeitos.

d) Como é o perfil dos seus principais consumidores; (a principal classe social) e formas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com