TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informações bibliográficas sobre gerenciamento de compras

Pesquisas Acadêmicas: Informações bibliográficas sobre gerenciamento de compras. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE JUVENCIO TERRA/ MAURÍCIO DE NASSAU

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DE COMPRAS

Amanda Alves Lima

VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

Dezembro, 2013

AMANDA ALVES LIMA

GESTÃO DE COMPRAS

Referencia bibliográfica sobre gestão de compras que será utilizada como requisito parcial da III unidade da disciplina, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais pela Faculdade Juvêncio Terra/ Maurício de Nassau, ministrada pelo Professor Clodomar Cadete.

Vitória da Conquista – Bahia

2013

Introdução

A gestão da aquisição- a conhecida função de compras – assume o papel verdadeiramente estratégico nos negócios de hoje em face do volume de recursos, principalmente financeiros, envolvidos, deixando cada vez mais para trás a visão preconceituosa de que era uma atividade burocrática e repetitiva, um centro de despesas e não um centro de lucros.

A função compras é um segmento essencial do Departamento de Material ou suprimentos que tem pôr finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços planejá-las quantitativamente e satisfá-las no momento certo com as quantidades corretas, verificar se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar andamento. Compras é, portanto, uma operação da área de materiais, muito importante entre as que compõem o processo de suprimento.

Qualquer atividade industrial necessita de matérias-primas, componentes, equipamentos e serviços que possa operar. No ciclo de um processo de fabricação, antes de se dar início á primeira operação, os materiais e insulso gerais devem estar dispondo e mantendo-se, com certo grau de certeza, a continuidade de seu abastecimento de atender as necessidades ao longo do período. Logo, a quantidade dos material sua qualidade devem ser compatíveis com o processo produtivo.

Função das compras

Hoje a função compras é visto como parte do processo de logística das empresas, ou seja, como parte integrada de cada cadeia de suprimentos (suplly chain). Por isso, muitas empresas passaram a usar a denominação gerenciamento da cadeia de suprimentos ou simplesmente gerenciamento de suprimentos, um conceito voltado para o processo, em vez do tradicional compras, voltados para as transações em si, e não para o todo.

Objetivos

Os objetivos da função de compras podem ser subdivididos em quatro categorias:

* Obter mercadorias e serviços na quantidade e com a qualidade necessárias.

* Obter mercadorias e serviços ao menor custo.

* Garantir o melhor serviço possível e pronta entrega por parte do fornecedor.

* Desenvolver e manter boas relações com os fornecedores e desenvolver fornecedores potenciais.

Para satisfazer a esses objetivos, devem ser desempenhadas algumas funções básicas:

* Determinar as especificações de compra: qualidade certa, quantidade certa e entrega certa (tempo e lugar).

* Selecionar o fornecedor.

* Negociar os termos e condições de compra.

* Emitir e administrar pedidos de compra.

Compras e alavancagem de lucros

Em média, as empresas gastam 50% de sua renda proveniente das vendas na compra de matérias-primas, componentes e suprimentos. Isso confere á função de compras um enorme potencial de aumentar os lucros.

Organização de compras

Pelo histórico inicio da vida de uma empresa, a administração cabe a um único homem, o dono, que cuida das três responsabilidades: vendas, produção e finanças. Com o crescimento dos negócios, torna se necessário adicionar uma assistência mais profis¬sional e delegar autoridade e responsabilidade. Continuando o crescimento, o dono passa a responder pela adoção de diretrizes de ação e toma se o dirigente do empreendimento. Até este ponto as três funções tem sido subordinadas, mas estão tornando-se responsabilidades executivas separadas, coordenadas em hierarquia, reportando-se a um órgão administrativo geral comum e sendo coordenadas pelo mesmo.

Ciclo de compras

O ciclo de compras consiste dos seguintes passos:

1. Receber e analisar as requisições de compra.

2. Selecionar fornecedores. Encontrar fornecedores potenciais, emitir solicitações para cotações, receber e analisar cotações, selecionar o fornecedor correto.

3. Determinar o preço correto.

4. Emitir pedidos de compras

5. Fazer um acompanhamento para garantir que os prazos de entrega sejam cumpridos.

6. Receber e aceitar as mercadorias.

7. Aprovar a fatura para pagamento do fornecedor.

Normalmente as grandes empresas envolvem várias fábricas; quase sempre enquadram se nesses casos as multinacionais. O volume de operações de compras, dependendo do empreendimento, pode alcançar quantidades apreciáveis; nesses casos é necessário saber se todas as compras da organização devem ser feitas em um ponto centralizado, ou estabelecer se em seções de compras separadas para cada fábrica ou divisão operacional. Ambos os métodos poderão ser empregados.

Chefe de Compras

Estudar e analisar as solicitações de compra de matérias-primas, máquinas e equipamentos em geral; inteirar-se das necessidades e detalhes técnicos exigidos pelos requisitante5; coordenar pesquisa de fornecedores e coleta de preços; organizar concor¬rências e estudar Os seus resultados, optando pelo que melhor condições oferecer; manter contato com fornecedores; solicitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com