TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituto de Gestão de Projetos

Projeto de pesquisa: Instituto de Gestão de Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.788 Palavras (24 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 24

O Brasil tem cerca 33,2 milhões de alunos matriculados no ensino fundamental, inseridos neste contexto social e geográfico. A abertura de mercado e o avanço da tecnologia da informação

modificaram o perfil da competição empresarial. Desde o início da década de 90, muitos negócios sofreram transformações radicais, outros desapareceram e tantos outros foram criados. Essas mudanças, em velocidades jamais imaginadas, estão motivando o mercado a exigir organizações e pessoas cada vez mais flexíveis, estando sempre prontas a se adaptarem.

Desta maneira, para atingir novos patamares e alavancar resultados cada vez mais rápidos, as empresas estão aumentando a utilização de projetos. Com isto, o profissional especialista vem sendo mais requisitado se tornando mais preparado com técnicas cada vez mais avançadas em gerenciamento de projetos.

O Project Management Institute – PMI apresenta uma definição de gerenciamento de projetos. Tal definição está relacionada com a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades a serem realizadas para atender às necessidades e expectativas, de forma a buscar o equilíbrio entre as demandas concorrentes de escopo, prazo, custo, riscos, qualidade e outras áreas de conhecimento aplicáveis. Um dos principais objetivos da gerência de projetos é manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida deste. Porém deve ser levado e consideração que esse risco aumenta de acordo com a presença de incerteza durante todos os estágios do projeto.

Diante dessa mudança de visão, o conhecimento está se tornando o principal ativo das organizações e a chave da vantagem competitiva. E a fonte deste conhecimento são os colaboradores, que agregam valor ao transformarem dados e informações em conhecimento, tornando-se este base sustentável para a tomada de decisão da organização.

1. O objetivo da Empresa

A Empresa Champions Indústria Farmacêutica S.A. com sede em Tóquio, esta visando conquistar o mercado sul americano e decidiu abrir no Brasil uma filial comercial que será responsável em operacionalizar suas transações e ampliar abrangência no mercado compreendido pelo Mercosul.

Para o desenvolvimento do projeto escrito o grupo deverá pesquisar, aprofundar e propor soluções para atender obrigatoriamente os seguintes requisitos:

1. O ambiente físico irá utilizar um andar em prédio comercial em um grande centro urbano brasileiro (cabe ao grupo fazer a avalição macro e microeconômica e assim definir e justificar a localização).

2. Definir infraestrutura de rede simples (100 clientes/estações) com a identificação da topologia básica de distribuição dos equipamentos de rede, servidores, switches, roteadores, equipamentos de Telecom e identificar a melhor e mais segura maneira de comunicação de dados entre a filial brasileira e a matriz japonesa. Não é necessária a apresentação do plano de endereçamento IP.

3. Após selecionar a solução de infraestrutura, o grupo deverá efetuar

analise financeira para provar a viabilidade do projeto definindo assim o portfólio financeiro de investimento do projeto, bem como os contratos de SLAs para o serviço de manutenção e suporte da rede, dos servidores e das estações de trabalho que operam em 24/7 e no caso são classificados como missão crítica e definidos em 99%.

4. Definir o plano de implantação e de gerenciamento da infraestrutura com foco na priorização da segurança das informações (física e lógica) que serão utilizadas, modificadas, transitadas, armazenadas e/ou descartadas.

5. Estabelecer um plano de treinamento aos recursos humanos

envolvidos na utilização dessa nova estrutura de rede.

2. Projeto de Terceirização - razões e necessidades

A Tecnologia da Informação (TI) é uma parte crítica dos processos de um negócio, que às vezes requer uma rápida mudança na tecnologia aplicada no dia-a-dia das empresas, mas que nem sempre há tempo para fazê-la.

Temos uma necessidade imperativa de um setor de TI, que nos atenda de forma completa, para que possamos centralizar o foco no negócio principal da empresa.

Setores a serem terceirizados:

• Help-Desk para o usuário Final - Os processos de uma empresa são feitos diretamente pelos próprios funcionários usando seus computadores e quando há algum problema (impossibilidade de entrar na Rede, instalação de impressoras, por exemplo), a empresa terceirizada é acionada para o atendimento no local, remoto (via software específico) ou por telefone.

• Contrato de Manutenção de PCs e Impressoras- Gerenciar os equipamentos desktops (PCs), notebooks/laptops e periféricos dos diversos funcionários de uma empresa atrapalha a execução das tarefas primordiais do Departamento de TI. Esse gerenciamento pode ser totalmente feito pela empresa terceirizada e inclui: instalação de novos componentes de hardware ou software, administração das licenças de uso, reparo de equipamento e manutenção preventiva.

• Administração de Rede/Comunicação (PABX) - A terceirização pode ser utilizada não apenas nas questões envolvendo as instalações físicas de cabeamento, mas também a instalação e monitoramento do firewall, servidores e outros equipamentos que mantenham a rede funcionando com sua máxima eficiência, 24 horas por dia, 7 dias na semana. (Administradores de Rede) .

• Aplicação ERP negócio - A escolha, o desenvolvimento e a manutenção dos sistemas vitais de uma empresa, são algumas das tarefas essenciais de um departamento de TI. A visão obtida através das várias experiências em clientes, permite à terceirização ser uma boa conselheira nesse sentido. (Analista de Sistemas, Analistas de Suporte)

• ITIL – Implementação da metodologia e processos ITIL em toda a companhia, para organizar, documentar a infraestrutura e melhorar a qualidade dos serviços de TI.

3. Gestão de Projetos

Nas últimas décadas, o mundo tem passado por profundas e aceleradas transformações sociais, econômicas e culturais influenciadas, principalmente, pelas consequências da globalização econômica, das redefinições geopolíticas e do avanço científico e tecnológico. Entre as várias consequências dessas transformações está o acirramento acentuado da concorrência no ambiente empresarial.

Nesse contexto altamente competitivo, a agilidade, a facilidade de adaptação e implementação de estratégias e a capacidade de oferecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com