TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Projetos:PMI – Project Management Institute (Instituto de gerenciamento de projeto)

Por:   •  26/3/2016  •  Monografia  •  1.691 Palavras (7 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 7

PMI – Project Management Institute (Instituto de gerenciamento de projeto) – é uma associação para formação de gerenciamento de projetos.

PMBOK – Project Management Body of Knowledge – é um guia de melhores práticas do gerenciamento de projetos, elaborado pelo PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área.

PMP – Project Management Profissional (Profissional de Gerência de Projetos) – é um documento emitido pelo PMI que atesta conhecimento nas boas práticas de gerenciamento de projetos.

Projetos – é um empreendimento único, com início e fim determinados; feito por pessoas, consomem recursos e entrega resultados previamente combinados. Um projeto de sucesso é aquele que:

        - Entrega o resultado combinado;

        - No prazo combinado;

        - No custo combinado;

        - Na qualidade combinada;

Saber parar, isolar o problema e identificar uma solução mais global e integrada de ações é fundamental para uma empreitada de sucesso. Criado o projeto o passo seguinte é detalha-lo e só iniciar suas ações quando elas puderem ser conduzidas de forma articulada e integrada.

SURGIMENTO DA NECESSIDADE DO PROJETO

Todo projeto finito com posicionamento em sua definição, apresenta um ciclo de vida. Em determinado instante, ele nasce, desenvolve-se durante um período de tempo determinado e é finalizado quando seus objetivos são atingidos.

[pic 1]

MÉTODO PARAMÉTRICO PARA TOMADA DE DECISÃO

Kepner & Tregoe – é um formulário para apoio da tomada de decisão. Tendo-se um conjunto de soluções que devem ser priorizados, ou identificados qual deles deve ser conduzido, parte-se para o estabelecimento dos critérios de decisão.

VISÃO SOBRE A CONCEPÇÃO DE UM PROJETO

Ciclo de Vida do Projeto – a elaboração do ciclo de vida do projeto permite-nos elaborar um projeto antecipado, um estudo de viabilidade sobre o que se pretende desenvolver. Ele é considerado um instrumento valioso para aprofundar as ideias e conceitos a serem implementados. Podemos afirmar que o desenvolvimento de um projeto ocorre mediante vários processos básicos que se sobrepõem. Esses processos são organizados em “grupos de processos”:

[pic 2]

Iniciação ou Concepção – Formam um conjunto de ações que algumas vezes se sequenciam, outras são conduzidas em paralelo. Essas atividades são conduzidas com o intuito de criar visões para o futuro sobre o que se deseja e sobre o que quer ver com o desenvolvimento do projeto. Além disso nesse processo permite a formação de um núcleo sólido (pessoas) mais integrados e denominados “equipe básica” que cria, com bases reais, essa figura do futuro.

Planejamento – Detalha o escopo do projeto e todas as outras atividades que sucedem, como definição de prazos, custos e qualidade, planejamento da equipe e estrutura organizacional e de responsabilidades, detalhamento dos riscos e a identificação das ações que devem ser conduzidas para ataca-los, o planejamento da qualidade e da comunicação do projeto, bem como o plano de contratos e suprimentos requeridos pelas contratações e fornecimentos necessários para o projeto.

Execução – Responsável por fazer com que as atividades de planejamento aconteçam. Nele são envolvidas habilidades técnicas e de relacionamento humano. Entender o time e suas necessidades e limitações, saber montar um sistema de ordenação do trabalho é fundamental. Paralelamente, monitorar sistemas de garantia da qualidade dos resultados e de controle do desenvolvimento do escopo são tarefas importantes durante esse período. Processos de cotações e aquisições de bens e serviços e a celebração de seus respectivos contratos.

Controle – é feito com o acompanhamento do desempenho das atividades. Isso pode ser feito por meio de diversos fatores: prazo, custo, qualidade, escopo e riscos.

Fechamento – Condução de atividades conclusivas para o projeto. Elas referem-se tanto ao encerramento com os fornecedores e subcontratados, bem como nosso cliente (interno ou externo), condução de lições aprendidas, avaliação e documentação final do projeto e, muito importante, a obtenção do aceite por parte do nosso cliente.

Esses processos se sobrepõem, dada a natureza extremamente dinâmica que os projetos possuem. Inúmeras atividades que deveriam acontecer mais a frente são antecipadas, para que macroprocessos anteriores possam ser conduzidos com maior clareza e definição.

O INICIO DO PROJETO NA EMPRESA: A CONCEPÇÃO DO PROJETO

Projetos são sistemas produtivos marcados pelas incertezas. Incertezas sobre as necessidades que devem ser cobertas com a solução. Incertezas com relação aos prazos e orçamentos que poderão ser disponibilizados. Incertezas sobre o conhecimento tecnológico disponível ao longo do projeto para a sua solução.

Conhecer o contexto no qual o projeto se encontra é importante. Esse contexto conformará o todo do projeto:

        - Visão, missão e os valores da organização;

        - Objetivos da organização;

        - Recursos disponíveis para o projeto;

        - Definição dos critérios de elegibilidade;

        - Prospecção das ideias: Desejo da alta direção X necessidades internas e externas;

Influências organizacionais – o ambiente cultural e social no qual o projeto se insere é importante para ser compreendido. As pessoas que desenvolverão e que serão afetadas por ele, fatores demográficos da região onde será implementado o projeto, o grau de educação das pessoas, etnias, religiões, crenças, e mesmo os hábitos das comunidades envolvidas nos projetos são fatores importantes que devem ser consideradas no início do projeto.

Precisamos, portanto, como gestores, compreender bem os fatores que influenciam e podem auxiliar na definição do escopo do projeto:

        - Identificar leis locais, regionais, nacionais e internacionais;

        - Clima político, existência de feriados, necessidades e requisitos para viagens e a logística;

        - Ambiente físico (meio ambiente, ecologia, geografia);

Stakeholders (pessoas ou organizações interessadas no projeto) – Eles serão responsáveis por traduzir todas as interfaces que o projeto terá como um meio interno e externo. Devemos obter duas informações importantes sobres eles: seu grau de influência sobre o projeto e seu grau de apoio sobre o projeto. Esses parâmetros orientarão nossos esforços na busca de apoios para as aprovações necessários ao projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (178.5 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com