TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentos de Política Internacional

Por:   •  19/4/2016  •  Resenha  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Ana Paula Oliveira Nunes Sales, 2014495430

Prof.: Janine Pessanha - Economia Internacional II

Resenha: Instrumentos de Política Internacional

Em economia as tarifas servem para aumentar o custo do envio de bens para um país, acumulando assim renda para o governo. Além de acumular renda, as tarifas servem para proteger setores domésticos da concorrência estrangeira.  Com o passar do tempo os governos tem preferido adotar outros meios de proteger seus setores como por exemplo impondo cotas de importações e restrições à exportações.

 Em um comércio onde há livre concorrência entre os países sem nenhuma política comercial, dois países que produzem o mesmo produto os preços variam de acordo com a oferta e da demanda. Separando e analisando cada caso, determina-se duas curvas a da demanda por importações local e a de oferta de exportações. Na curva de demanda por importações do Local,  observa-se que a medida que o preços aumentam os consumidores do Local demandam menos, consequentemente há um aumento de oferta e diminuição da demanda por importações. Na curva de oferta de exportações do Estrangeiro, a medida que o preço do bem aumenta, há um aumeto na oferta de produtos Estrangeiros, ao mesmo tempo que há uma diminução da demanda, de modo que a oferta para exportação aumenta. O equilíbrio mundial ocorre quando há igualdade na demanda por importações Local e na oferta por exportações no Estrangeiro.

Quando uma tarifa é colocada no produto do Local, o produto Estrangeiro diminui o preço, diminuindo assim o comércio. Num país pequeno, isso não tem efeito no mercado mundial, pois a tarifa imposta no país não consegue diminuir os preços do mercado mundial, como resultado o preço das importações aumentam.

A tarifa eleva os preços de um bem num país importador, e seus consumidores acabam por perder mas ganham no exportador. Ao mesmo tempo, os produtores ganham no importador e perdem no exportador. Para se medir os custos e benefícios de uma tarifa, analisa-se o excendente do consumidor e do produtor. O excendente do consumidor, nada mais é do que o ganho que consumidor obtém ao comprar algo que tem um custo menor do que aquele que ele concordaria em pagar. O excedente do produtor é o lucro que o produtor obtém ao vender um produto por um preço  maior  em relação ao mínimo que concordariam em vender.

Ao por uma tarifa, os consumidores do mercado doméstico saem perdendo,pois com a imposição da tarifa, estes pagarão preços mais altos, logo o excendente do consumidor diminuirá. No caso dos produtores do mercado domésticos estes receberão um valor mais elevado peo memo produto ocorrendo um aumento no excendente do produtor. Por fim cabe analisar a situação do governo, este ganhará com a arrecadação de tarifas.

Os efeitos negativos sobre o bem-estar nacional são representados através da perda da distorção da produção que representa o excesso de produção dos produtores domésticos devido a imposição da tarifa, e através da perda de distorção de consumo, que faz o consumidor demandar menos do bem.

Atualmente, o governo tem outros meios de interferir no comércio internacional. Por meio do subsídio o governo incentiva o uma empresa ou indivíduo a enviar um bem ao exterior, porém o seu efeito leva a deterioração dos termos de troca. A cota constitui uma restrição direta de um bem que pode ser importado, seu efeito no comécio melhora os termos de troca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com