TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao Private Equity e Venture Capita

Por:   •  31/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

Alberto Senna - Beatriz Torres - Alexandre Garcia de Souza – Marcelo Gorini

Agosto de 2020

MBA em Private Equity, Venture Capital e Investimentos em Startups

Disciplina: Introdução ao Private Equity e Venture Capital

Estudo de Casos: Yale Investment Office

1.a) A forma como Yale seleciona, remunera e monitora seus gestores de private equity está intimamente ligada aos princípios adotados em sua filosofia de investimentos. Swensen (i) faz questão de trabalhar com gestores menores e sem ligação com grandes instituições financeiras; (ii) no cenário internacional, procura gestores locais com um histórico confiável; (iii) busca manter relacionamento de longo prazo; e (iv) negocia uma taxa de administração pequena combinada com uma remuneração de sucesso agressiva. Tudo isso garante um perfeito alinhamento de interesses entre Yale e os gestores contratados. A independência dos gestores auxilia em um processo de tomada de decisões livre de conflitos de interesses, a escolha de gestores locais assegura que os investimentos sejam realizados levando em consideração as peculiaridades de cada região e a estrutura de remuneração garante a busca pela maior geração de valor possível. Manter uma relação de longo prazo faz com que Yale tenha acesso aos melhores gestores, mesmo em épocas de captações concorridas, bem como possibilita o estabelecimento da confiança necessária para que Yale possa outorgar aos seus gestores maiores autonomia na escolha dos investimentos e alocação do capital. Através da aplicação de sua filosofia de investimentos, Swensen consegiu criar uma rede de gestores acima da média e fazer com que os incentivos estejam todos perfeitamente alinhados na busca pela criação de riqueza.

1.b) Os mesmos princípios adotados na filosofia de investimentos de Yale também são utilizados na escolha dos gestores das demais classes de ativos (com exceção da gestão do portfólio de bonds, que Swensen optou por gerir internamente). Portanto, é esperado dos demais gestores o mesmo nível de profissionalismo, ética e resultado. O que existe são pequenas diferenças nas características dos gestores pretendidos, de acordo com as especificidades de cada classe de ativos. No caso dos gestores de marketable securities, por exemplo, foram criadas três classes distintas, cada qual focada em uma estratégia diferente de investimentos. Já quanto aos ativos de real estate, Yale busca parceiros que de fato operam os ativos, ao invés alocar seu dinheiro com gestores puramente financeiros. Por fim, no caso de natural resources, Yale procura investir diretamente nas empresas exploradoras.

2.a) Yale foi uma das primeiras Universidades americanas a investir em private equity, ainda nos anos 1970. No entanto, foi apenas depois da chegada de Swensen, em meados dos anos 1980, que Yale começou a migrar grande parte de seus investimentos para ativos menos tradicionais como o private equity. Essa migração faz parte da estratégia de Swensen de buscar oportunidades em mercados menos eficientes que, em tese, geram retornos maiores. Ao analisar a performance de diferentes classes de ativos, Swensen constatou o potencial de retorno muito acima da média à medida em que fosse alocando seus investimentos em ativos menos líquidos. A estratégia de Swensen de alocar uma fatia cada vez maior de seu portfólio em private equity se mostrou acertada, à medida em que Yale começou a apresentar os melhores resultados de todos os endowments americanos.

2.b) A alocação de portfólio de Yale leva em consideração a estratégia de investimentos de longo prazo, bem como a avaliação de risco/retorno ao longo do tempo. Enquanto os bonds são usados para dar liquidez para cumprir obrigações de curto prazo, o investimento em ações de Companhias públicas visa o ganho de longo prazo, o investimento em ativos menos líquidos visa retornos muito acima da média e, por fim, investimento em commodities visa criar um hedge natural contra inflação. Fato é que uma das razões da estratégia bem sucedida de Yale está justamente na capacidade de balancear corretamente o peso de cada uma das classes de ativos em seu portfólio de investimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com