TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Private Equity

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.518 Palavras (7 Páginas)  •  1.489 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

MBA em Finanças Corporativas

T 21

Private Equity e Capital Venture

Estudo de Caso # 1

ACME Investment Trust

Professor: Caio Ramalho

Alunos:

07/04/2016


Análise

  1. O que diferencia a HMTF das outras organizações gestoras de PE/CV?

Uma primeira observação é que o Hicks, Muse, Tate & Furst (HMTF) é uma gestora de fundos de private equity com valor comprometido considerável para fundos que atuam neste segmento. Possui uma estratégia de captação de mercado consideravelmente agressiva quando comparada a outras organizações.

Analisando o Exhibit 1, observa-se que o histórico de rentabilidade a partir de 1985 apresenta TIR bruta elevada quando comparada com ativos livres de risco, o que, a princípio, compensa a assunção do risco inerente a este tipo de investimento.

Dentre os principais pontos que diferenciam a HTMF de outras organizações gestoras destaca-se, por exemplo, a utilização da estratégia “buy-and-build”, que consiste em adquirir uma empresa “plataforma” bem gerida e adicionar a ela várias pequenas aquisições.

O HMTF possui ainda caraterísticas bem peculiares, sobretudo em sua estratégia de expansão internacional da empresa, que foca em investimentos principalmente na Europa e América Latina. Também se diferenciava por ter se especializado em transações longe dos domínios de Nova York, cidade na qual se localizava grande parte dos fundos de aquisição.

  1. Que tipo de estrutura legal a HMTF utiliza para fazer seus investimentos? Descreva e compare com o Brasil.

A HTMF utiliza, em geral, uma empresa que serve como plataforma para uma série de investimentos. A seguir, essa empresa faz um IPO ou é vendida. Na expansão internacional, o tipo de investimento mais utilizado é o Private Investments in Public Companies (PIPE) que envolve a compra de participações minoritárias em companhias abertas.

A PIPE, como estrutura legal para realizar investimentos, é uma técnica popular de financiamento possuindo eficiência relativa no tempo, pelos baixos custos em comparação às formas mais tradicionais de financiamento. Os fundos do tipo PIPE apresentam características de private equity, por serem de longo prazo, mas alocam os recursos em ações de companhias abertas. Em uma oferta PIPE há menos questões regulatórias com a Securities and Exchange Commission (SEC), o que reduz custos e tempo de retorno do capital.

Comparativamente, no Brasil, o FIP (Fundo de Investimento em Participações) é um dos mais importantes tipos de fundos de investimento, possuindo como característica marcante a participação ativa nos negócios em que investe. Esses fundos de investimento são regulados pela CVM (Comissão Mobiliária de Valores) e, de acordo com a referida norma, são constituídos sob a forma de condomínio fechado. Os recursos sob sua administração são, segundo a CVM, destinados à "aquisição de ações, debêntures, bônus de subscrição, ou outros títulos e valores mobiliários conversíveis ou permutáveis em ações de emissão de companhias, abertas ou fechadas, participando do processo decisório da companhia investida", corroborando com a ideia da participação ativa no negócio investido.

  1. Descreva a tese de investimentos da HMTF (foco setorial, estágio, modalidade, etc.). Posicione a HMTF no ciclo da indústria de PE/CV.

A HMTF, dentro do ciclo da indústria de PE/VC, está posicionada na compra do controle de empresas de grande e médio porte, através de operações de buyout. O foco do gestor não são operações de venture capital, onde o foco é investir em empresas ou ideias ainda incipientes, em estágio de desenvolvimento, com a aquisição de participação minoritária. A estratégia do gestor, principalmente nos primeiros anos desde sua fundação, foi de investir em empresas consolidadas, com menor risco e com a busca de retornos financeiros por meio da melhoria nos índices de eficiência da empresa, melhorias na gestão, e buscar saída através de IPO ou em vendas diretas.

Nos anos subsequentes (sobretudo em 1999 e 2000) a HMTF investiu com foco em setores diferentes dos que fazia tradicionalmente, a empresa investiu aproximadamente US$ 1,2 bilhão em empresas de telecomunicações e tecnologia, investimentos estes que causaram grandes prejuízos, sobretudo após o estouro da bolha de internet ao longo do ano 2000, juntamente com o colapso da NASDAQ.

Portanto, o fundo tem como principal objetivo (apesar de ter algumas vezes investido em setores em ascensão e setores “diferenciados”) de seguir a estratégia de investir em setores com marcas consolidadas, ao invés de investimentos nas empresas de “new economy”. Assim, chegou a abandonar, por exemplo, seu plano de prospectar separadamente num fundo “new economy”, após as experiências sem sucesso.

  1. Descreva que garantias a HMTF está oferecendo para os investidores de seu novo fundo? Qual sua opinião e por que você acha que a HMTF está fazendo tal oferta? Quais as implicações para a HMTF, investidores, empreendedores, etc.?

A proposta de investimento para o quinto fundo da HMTF tem um aspecto único que o diferencia dos demais, os sócios da gestora do fundo oferecem uma garantia pessoal para os investidores de 20% de retorno sobre o período de 5 anos, dos U$ 200 milhões investidos pelo fundo.

Para dar uma garantia desta natureza, pode-se concluir que existe confiança dos gestores no seu portfólio e na sua gestão. É importante destacar que o retorno oferecido em caso de insucesso do investimento do fundo V, de 20% em 5 anos, torna o fundo mais atrativo do que outros no segmento de private equity, já que reduz o risco deste tipo de investimento. Além disso, o histórico de rentabilidade apresentado aliado à experiência da equipe chave do fundo, com mais de 30 anos no mercado, torna o fundo V da HMTF como boa opção de investimento para a ACME.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com