TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme Capitães De Areia

Artigo: Resumo Filme Capitães De Areia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  4.729 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO FILME SOBRE A OBRA DE JORGE AMADO

CAPITÃES DE AREIA.

É uma história escrita por Jorge Amado, um filme de sua neta Cecília Amado, que conta a vida de um grupo de jovens pobres com idade precoce entre nove e dezesseis anos que vivem em um trapiche abandonado em Salvador Bahia no final dos anos 30.

Retrata o dia a dia da vida do grupo de meninos nas ruas de Salvador e o convívio com, prostitutas, malandros, terreiros de umbanda e macumba. Os meninos abandonados e marginalizados são liderados por Pedro Bala, filho de um líder sindical morto em uma greve, ele tem o rosto cortado por uma navalha e apesar de também ser ainda muito jovem, é uma espécie de pai para o grupo de garotos formados por volta Seca que se diz afilhado de Lampião e por isso seu maior desejo é ser cangaceiro, Professor, que se acha o mais talentoso, pois lê e desenha bem, Gato o mais malandro e aprendiz de cafetão, Dalva que não tem pernas, Coxo o espião do grupo que se finge de órfão, João Grande apelidado por Pedro Bala de negro bom, Querido de Deus amigo do grupo e Pirulito muito religioso rezava toda noite e pedia perdão por seus pecados, eles juntos, aterrorizam a capital baiana. Na cidade tinha um Padre chamado José Pedro que após um surto de varíola tenta ajudá-los e se encrenca por isso. Os meninos roubavam dos ricos para si e os pobres e por isso, tinham a simpatia de muitos, inclusive do padre que por sua vez, tinha muitas dúvidas sobre a posição da igreja quanto à distribuição de renda.

Devido à má fama do grupo que se espalha pela cidade, o padre José Pedro juntamente com a mãe de santo Dona Aninha, o estivador João de Adão e o capoeirista Querido de Deus se unem para aJudá-los, pois na cidade as famílias tidas como distintas, os jornais, a polícia e o juizado de menores estão todos contra eles.

Os meninos tentam tomar à menina Dora a força, porém ela resiste e torna-se como uma mãe do grupo, Dora se apaixona por Pedro Bala e professor por ela, porém devido ao grupo estar sendo caçado, Pedro Bala e Dora são capturados e levados para um reformatório, e lá são muito castigados, conseguem fugir e na praia Pedro e Dora se amam pela primeira vez.

Dora morre, com isso inicia-se a desintegração do grupo, pressionados e devido à perseguição da polícia aos membros do grupo, Sem pernas se mata antes da captura, Professor foge para o Rio de Janeiro e lá se torna um pintor de sucesso, Gato se torna cafetão e malandro de verdade, Pirulito vira frade, Volta Seca se torna cangaceiro e antes de ser capturado e condenado, mata mais de sessenta soldados.

João Grande virou marinheiro, Querido de Deus capoeirista e malandro, Pedro Bala antes de deixar o grupo os treina num grupo de choque, deixa a liderança do grupo preocupado e obsecado pelas injustiças sociais, a assim, se torna líder revolucionário comunista.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »