TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Microeconomia

Artigo: Introdução à Microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  Artigo  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  193 Visualizações

Economia Internacional, estuda as relações econômicas entre os residentes e não residentes do País, as quais envolvem transações com bens e serviços e transações financeiras.

Desenvolvimento Econômico é a área que se preocupa com a melhoria do padrão de vida da coletividade ao longo do tempo. O enfoque é também macroeconômico, mas centrado em questões estruturais e de longo prazo (progresso tecnológico, estratégias de crescimento etc).

Introdução à Microeconomia: A Microeconomia, ou a Teoria dos Preços, analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como as empresas e os consumidores interagem e decidem qual o preço e a quantidade de um determinado bem ou serviço em mercados específicos. Isso quer dizer: enquanto a Macroeconomia enfoca o comportamento da Economia como um todo, considerando todas as variáveis globais como o consumo agregado, a renda nacional e os investimentos globais, as analises microeconômicas preocupam-se com a formação de preços de bens e serviços (soja, automóveis) e de fatores de produção (salários, aluguéis, lucros) em mercados específicos.

A Microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, isto é, o preço sendo obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.

A Teoria Microeconômica não é um manual de técnicas para a tomada de decisões do seu dia-a-dia, mesmo assim ela representa uma ferramenta útil para estabelecer políticas e estratégias dentro de um planejamento, tanto por empresas, quanto na política econômica.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com