TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Joanesburgo, como a Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS)

Artigo: Joanesburgo, como a Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Artigo  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

Johanesburgo, foi proposta à Organização das Nações Unidas (ONU), e posteriormente aprovada, a proclamação do período compreendido entre 2005 e 2014 como a Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS). O objetivo é integrar princípios, valores e práticas de desenvolvimento sustentável aos aspectos educacionais e de aprendizagem, proporcionando uma nova relação da humanidade com o meio ambiente, para todas as pessoas, independentemente das idades. A promoção dessa década ficou a cargo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Emprego verde – esse conceito foi criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e relaciona-se a novas tecnologias ambientais aplicáveis em todo tipo de empresa e seus produtos e serviços. Segundo a Cartilha Programa Empregos Verdes (2008), elaborada pela OIT, trata-se de empregos voltados a “economias das empresas, dos ambientes de trabalho e dos mercados laborais em direção a uma economia sustentável com baixo consumo de carbono.”

Mercado de trabalho verde – oferta e procura de posições de trabalho e de profissionais que contribuam para a redução das emissões de carbono e/ou preservação ambiental.

Modelo macroeconômico – para fins metodológicos e didáticos, o estudo econômico é dividido em: Microeconomia e Macroeconomia. A Microeconomia estuda a formação de preços em mercados específicos: “como consumidores e empresas interagem no mercado e como decidem os preços e a quantidade para satisfazer a ambos simultaneamente” (VASCONCELLOS e GARCIA, 2007, p. 13)1. Um exemplo é o estudo sobre a concorrência. A Macroeconomia estuda o mercado de bens e serviços como um todo, assim como o mercado de trabalho (idem, 2007). Para se compreender o que é modelo macroeconômico, é importante compreender o que é sistema econômico: é a forma política, social e econômica de organização da sociedade. Os sistemas econômicos podem ser: capitalista (ou economia de mercado) ou socialista (também chamado de economia centralizada). O sistema capitalista é regido pelas forças de mercado e o sistema socialista é regido por um órgão central de planejamento. Na realidade, os países organizam-se conforme esses dois sistemas. Assim, um modelo macroeconômico pode ser compreendido como um conjunto de medidas governamentais adotadas na condução de um país.

Produto Interno Bruto (PIB) – é a soma de todos os bens e serviços produzidos por um país. É um dos principais indicadores econômicos e mede a diferença entre o custo de produção e o resultado, ou seja, o que se agrega como valor. Influi na qualidade de vida da sociedade; quando há desenvolvimento, a produção é maior, o que gera maior nível de empregos e há maior disponibilidade de produtos e serviços no mercado; as pessoas, por estarem empregadas, têm melhor poder de compra. No Brasil, é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é divulgado trimestralmente. O IBGE divulgou que, em 2011, o PIB cresceu 2,7% em relação a 2010, totalizando R$ 4,143 trilhões (disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=2093. Acesso em: 20 out. 2012.)

Renda per capita– o termo “per capita” origina-se do latim e significa “por cabeça”. Também é chamado de renda média. É a soma da renda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com