TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA DE ECONOMIA MONETÁRIA

Por:   •  22/4/2021  •  Resenha  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

LISTA 2 DE ECONOMIA MONETÁRIA

Professor: Luiz Fernando Cerqueira

a) Faça a distinção entre o conceito de moeda lastreada e o de moeda Fiat (Fiat Money). Dê um exemplo de cada conceito.

b) O que se entende por moeda estatal?

c) O que é moeda bancária?

d) O que vem a ser moeda indexada? Em que situações ela pode surgir? Dê um exemplo.

e) Qual a função de um market maker em um mercado de um ativo financeiro (ou em qualquer mercado)?

f) f.1) O que vem a ser liquidez? O que é um ativo plenamente líquido? Ele seria capaz de exercer de fato o papel de moeda em uma economia moderna? Justifique.

f.2)) Assim, qual seria um possível conceito de moeda apropriado em uma economia moderna ou qual o conceito de moeda poderia ser classificado como o ativo plenamente ou quase plenamente líquido, capaz de exercer de fato o papel de moeda em uma economia moderna? Justifique.  f.3) Como esta moeda entra na economia?

g) Qual o papel das operações de redesconto ou assistência de liquidez?

h) Suponha que surja a percepção entre os agentes econômicos de risco de default de um dos ativos componentes da moeda, por exemplo, da dívida pública federal. O que poderia originar uma fuga deste ativo. Qual a solução para contornar a corrida? Quem deveria executá-la e por quê?

i) Discuta: Uma redução dos requerimentos de depósitos compulsórios implica em expansão do volume de crédito bancário (lembre-se da função de reação dos bancos comerciais).

j) Defina senhoriagem e imposto inflacionário. Apresente as suas equações. Em que condição eles são iguais?

l) A regra de Taylor é uma função de reação do BACEN. Descreva-a.

m) a) Descreva como funciona o mercado de reservas bancárias e a política monetária (foque no controle da liquidez e na determinação de taxa básica de juros). b.1) Qual a relação entre taxa SELIC e a taxa de juros (se é que existe)? b) b.2) Descreva como funciona o mercado de reservas bancárias: foque no controle da liquidez e na determinação de taxa básica de juros (ou seja, como o BACEN executa a política monetária. Não deixe de falar sobre o mecanismo de funcionamento do mercado de títulos públicos. b.3) O que é mercado SELIC, o que é mercado de DI's? b.4)

n) Defina o que vem a ser (ou o que foi) “quantitative easing” e o(s) seu(s) objetivos(s).

2ª. Questão (3,0 pontos)

a) Uma expansão monetária causa inflação? Apresente a base teórica que sustenta a tese de que as expansões monetárias são sempre inflacionárias? Ao final da resposta não deixe de explicar o mecanismo através do qual uma expansão monetária pode causar inflação?

b. (1) Por esta teoria se a expansão monetária cessar a inflação se interrompe imediatamente. Por quê? b. (2) Portanto se o um governo deficitário decidir eliminar o déficit público financiado com emissão monetária o que deverá ocorrer com a inflação? Por quê?

b. (3) Logo a decisão do governo Argentino em adotar um regime de currency board para eliminar a inflação foi acertada? Por favor, justifique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com