TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA DE EXERCÍCIOS/HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO

Por:   •  24/4/2017  •  Exam  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  1.400 Visualizações

Página 1 de 4

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS/HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO- 2016-02

Nome:____________________________________________________________________________________________________________

  1.  Tanto Marshall quanto Böhm Bawerk tem como contribuições mais relevantes à economia a introdução da noção de tempo. Descreva diferenciando a forma como cada um dos autores relaciona o tempo à economia.

Para Bohm Bawerk, o tempo era totalmente significante na análise dos assuntos econômicos. Para o autor, todos os valores eram diretamente influenciados pelo tempo de análise (preços, lucros). Podemos ver a incorporação do tempo em sua análise da teoria dos Juros. Em sua teoria, as pessoas preferem o consumo atual ao consumo futuro, por esse motivo que o juros deve ser incorporado ao principal para que o indivíduo aceite a condição de não consumir no presente. Há também a expectativa do aumento da riqueza e a produção indireta, essa envolvendo a produção e a alocação de recursos em bens de capital para a fabricação de produtos finais.

Para Marshall, a preocupação era com um momento no tempo. Dado o intervalo muito curto, as mudanças dinâmicas era praticamente imperceptíveis. Sua subdivisão era dada em 2 frentes: o curto e o longo prazo. No Curto prazo, os custos fixos eram invariáveis e os insumos variáveis e no longo prazo esses custos fixos e todos os outros se tornariam variáveis.

Os dois autores tem contribuições importantes no aspecto do tempo, porém com aplicações diferentes: o primeiro mais voltado para o tempo no consumo das pessoas e como o juros impacta na tomada de decisão. Marshall analisa o tempo na perspectiva dos custos para as firmas, que no curto prazo os custos fixos são constantes e no decorrer do tempo, no longo prazo, todos os custos são passíveis de variação.

  1.  Explique de que forma a teoria de Karl Menger sobre a imputação de fatores é consistente com a visão austríaca de que a utilidade, e não o custo da imputação, é a origem do valor.

Sua teoria da imputação é consistente com a visão austríaca de que a utilidade é a origem do valor e não o custo de imputação pois para karl Menger, os preços dos “bens de ordem superior” na produção também produziriam satisfação aos consumidores, mesmo que indiretamente, resultando em produtos que realmente satisfaçam as necessidades dos consumidores de forma direta.

  1.   Discuta a seguinte citação de Phillip C. Newman: “A contribuição de Marshall para a economia neoclássica serviu para reintroduzir o conceito clássico de custo na economia”.

A contribuição de Marshall foi de suma importância para remodelar o conceito de custo. Para os clássicos, o preço era determinado pelo custo de produção, ou seja, a oferta. Para os marginalistas, esse preço era determinado pela demanda. Por fim, para Marshall, ambas eram importantes, na parte da demanda estavam contempladas a utilidade e a utilidade marginal e pelo lado da oferta estavam os custos financeiros e os custos subjetivos.

  1.  Qual das principais contribuições de Von Wieser seria discutida na primeira semana de um curso sobre princípios da economia? De que forma essa ideia está relacionada à definição da própria economia?

O princípio do custo de oportunidade deveria ser discutido na primeira semana de um curso sobre princípios da economia.  O princípio de Von Wieser salienta a tomada de decisão por parte do capitalista em produzir algo em detrimento de outro produto, tendo em conta que a alocação de recursos é escassa, ou seja, se o empresário tomar a decisão de produzir um item X, ele pode estar perdendo a oportunidade de produzir outro produto Y. O conceito de custo de produção também é abordado, dado que se o produtor alocar recursos no item X, essas quantidades produzidas do item X são retiradas do item Y, por exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com