TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratório de Pesquisa de Relações Internacionais

Por:   •  11/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.518 Palavras (11 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Faculdades de Capinas

Curso de Relações Internacionais

 Laboratório de Pesquisa de Relações Internacionais

Profª

Prof. James Onnig

Relatório final: análise economia Bolívia

Núbia Marcela de Oliveira RA: 201640120

Êmilli Missura Grassi RA: 201610468

Marcella Urias Alves RA: 201610531

Campinas

2018


Resumo do Observatório

De modo geral, as notícias publicadas por nosso grupo no observatório da AL, falam um pouco desta transição das fontes de energia. A AL é uma região que está aumentando cada vez mais sua demanda por energia, devido ao crescimento populacional e até mesmo ao crescimento da classe média e , portanto é necessário investir na produção de energia. A região é líder no quesito de energias renováveis, devido às hidrelétricas da região, mas ainda há o anseio de produzir fontes de energias renováveis e limpas. Mesmo com o grande número de hidrelétricas, ainda há alguns países como o Peru e a Argentina que se utilizam de termelétricas, que apesar de serem mais rapidamente construídas, não resolvem o problema da demanda.

        Os países da AL estão investindo em energia solar, eólica e de biocombustível, para se tornarem menos suscetíveis às mudanças climáticas, como secas e, além disso, para não ter que desmatar grandes regiões com a construção de usinas hidrelétricas. No Brasil as obras para a maior usina fotovoltaica já se iniciaram, esta será chamada de “São Gonçalo”. O Chile investirá no mesmo projeto, no deserto no Atacama, que possuí um nível alto de radiação, e será capaz de gerar energia para toda a AS, através de conexões entre os países. A bioenergia também é muito interessante, pois se adequa à infraestrutura destes países e é sustentável; o BR já conseguiu substituir 36% do etanol por cana de açucar.

        A CEPAL está ajudando através de uma plataforma de cooperação sul-sul os países desta região para que o acesso à energia barata seja para todos, uma vez que ainda há 14 milhões de pessoas, por toda a AL, que ainda não tem acesso a energia elétrica.

Seção I

A Bolívia é um país considerado central da América do Sul, que faz fronteira com países como Brasil, Paraguai, Chile, Argentina e Peru. A extensão de seu território é de 1.098.581 quilômetros quadrados e possui três zonas geográficas predominantes Subandinas, Andina e Llanos, que cobrem o território respectivamente em 13%, 28% e 59%. O clima boliviano é muito variado por ser uma região com várias zonas geográficas.

        O governo boliviano tem boas relações diplomáticas com seus vizinhos, de maneira geral. Entretanto, como é um país no meio do continente, não possui passagem direta para o mar, o que é um problema quando se trata das questões comerciais do país. Por questões territoriais históricas com o Chile, sua relação com o país atualmente é delicada, pois uma passagem direta para o mar seria mais viável pelo território chileno. Questão que não agrada muito o governo do território vizinho e gera conflito entre os dois Estados. Tirando esse conflito para conseguir uma passagem de saída para o mar a Bolívia mentem um ótimo relacionamento com seus vizinhos.

[pic 2]

        Em 1960 a população boliviana era de 3,6 milhões de habitantes e em 1970 de 4,5 milhões. Já em 2017 sua população total foi calculada em 11 milhões de habitantes, dados que demonstram o crescimento populacional considerável do país. Ao passo que em 1960 seu crescimento anual era de 1,8%, passou para 2,1% ao ano de 1975 a 1986; depois permaneceu ate 1999 com crescimento de 1,9% quando começou a diminuir e chegou a 1,4% ao ano em 2017. No ranking de países mais populosos de 2017 entre 216 países a Bolívia ficou em 81ª. Podemos analisar o crescimento populacional do país no gráfico a baixo:

[pic 3]

        Quando o assunto é o PIB do país em 2017 foi de 37,5 bilhões e ficou em 90ª no ranking de PIB’s mundiais. O crescimento do PIB boliviano em âmbito mundial cresceu consideravelmente de 1980 para 2017 como vemos nas tabelas a abaixo:

PIB (US$)

1980

Estados Unidos

2,8 Tri

Reino Unido

564,9 Bi

Alemanha

946,6 Bi

França

701, 2 Bi

Japão

1, 1 Tri

Bolívia

4, 537 Bi

PIB (US$)

2017

Estados Unidos

19, 3 Tri

Alemanha

3,6 Tri

Reino Unido

2,6 Tri

França

2,5 Tri

Japão

4, 8 Tri

Bolívia

37,546 Bi

        Mesmo comparado com grandes potencias podemos perceber que o PIB boliviano cresceu, nas medidas possíveis ao país, consideravelmente de 1980 para 2017, assim como o PIB dos outros países.

        Outro ponto a ser analisado do PIB boliviano é sua evolução ao longo dos anos e todos seus pontos altos e baixos. Sua maior baixa foi em 1968 com -12% com uma melhora considerável no ano com um crescimento de 3%, mostrando sua rápida melhora ao cenário critico do ano anterior, um ponto importante a se levantar é que durante o choque do petróleo o PIB boliviano foi de 7,9%, que mostra que o país não foi tão afetado com a crise.

Após uma desastrosa crise econômica no início dos anos 80, as reformas impulsionaram o investimento privado, estimularam o crescimento econômico e reduziram as taxas de pobreza nos anos 90. O período de 2003 a 2005 foi caracterizado por instabilidade política, tensões raciais e protestos violentos contra planos - posteriormente abandonados - de exportar as recém-descobertas reservas de gás natural da Bolívia para os grandes mercados do Hemisfério Norte. Que mais tarde se tornaria o maior foco da pauta de exportaçao do país e razão principal de seu crescimento, devido à exportação de gas natural aos paises vizinhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (552.9 Kb)   docx (663.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com