TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lado Monetário Da Economia

Projeto de pesquisa: Lado Monetário Da Economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.442 Palavras (18 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 18

O LADO MONETÁRIO DA ECONOMIA

MOEDA E INFLAÇÃO

Introdução

Normalmente, as moedas são associadas à riqueza, pois cumprem uma função de reserva de valor. Assim, quem detém muitas moedas (moedas e papel moeda) pode, em determinadas situações, considerar-se rico. Entretanto, a grande maioria das moedas perde valor com o passar do tempo e, com isso, o portador de muitas moedas pode, no devido tempo, perder sua riqueza.

Introdução

O uso generalizado da moeda nas transações diárias muitas vezes nos impede de perceber sua principal função. Ela foi criada para facilitar a troca de bens, recursos, serviços e mercadorias entre os diversos agentes econômicos. Nesse sentido, a moeda nada mais é do que uma representação da riqueza real, ou seja, um pedaço de papel pintado ao qual a sociedade atribui um determinado valor, em grande medida, em função de uma convenção social.

Introdução

Nesse sentido, o valor de uma cédula não passa de uma abstração na qual todas as pessoas da sociedade acreditam. Uma abstração que tem curso forçado determinado em lei.

Breve Histórico da Evolução da Moeda

Podemos delimitar várias etapas no processo de evolução da moeda:

a) Povos Nômades: antes de desenvolverem as técnicas de agricultura, as comunidades humanas não se fixavam. Nessa época, a acumulação de bens não era incentivada, pois dificultaria o deslocamento.

Breve Histórico da Evolução da Moeda

b) Escambo: após o surgimento da agricultura e a consequente fixação do ser humano, a acumulação de bens passou a ser possível. Além disso, o excedente agrícola passou a ser trocado entre os diversos produtores. A esta relação de troca sem o uso de moedas é dado o nome de Escambo.

Breve Histórico da Evolução da Moeda

c) Mercadorias-moeda: em função da dificuldade encontrada pelas pessoas que queriam trocar diferentes artigos através do escambo, logo surgiram algumas mercadorias que passaram a ser utilizadas como instrumento de troca (moeda). Essas mercadorias precisavam apresentar algumas características como durabilidade, fácil transporte, utilidade, possibilidade de serem fracionadas etc. Algumas mercadorias utilizadas como moedas foram: sal (salário), conchas, grãos, peixe seco, tabaco, peles de animais etc. Em tempos recentes, mercadorias como o chocolate e o cigarro foram utilizadas como moeda.

Breve Histórico da Evolução da Moeda

d) Metalismo: com o passar do tempo, os metais foram se apresentando como as mercadorias ideais para o uso como moeda. Não apodreciam, podiam ser divididos, eram homogêneos, não envelheciam (gado velho x gado novo), e eram relativamente raros, o que lhes conferia maior valor. No devido tempo, o Ouro e a Prata assumiram lugar de destaque nos diferentes povos, pois foram associados com o Sol e a Lua. Além disso, não enferrujavam como outros metais.

Breve Histórico da Evolução da Moeda

e) Cunhagem: para evitar problemas de impureza no metal e falsificações, os metais passaram a ser fundidos e cunhados em lingotes padronizados ou no formato de moedas, no qual o peso e a pureza eram assegurados. As primeiras moedas foram cunhadas na Lídia (atual Turquia) em aproximadamente 600 A.C. As moedas possibilitaram o surgimento do comércio e dos mercados. Favoreceu o fortalecimento do Império Romano e da Grécia Antiga. É possível dizer que o mundo antigo se tornou economicamente viável em grande parte devido ao surgimento da moeda cunhada.

Breve Histórico da Evolução da Moeda

A Queda do Império Romano em 476 D.C. traz um revés para a moeda. Pelo menos mil anos serão necessários para que a moeda passe por um novo processo evolutivo. A Europa entra na Idade Média e a atividade econômica volta a depender do Escambo. Do ponto de vista econômico, a Idade Média representa um grande retrocesso para a humanidade.

Breve Histórico da Evolução da Moeda

A realização das Cruzadas é um divisor de águas na Idade Média. Por um lado, a nobreza perde poder, empobrecida com os custos da campanha no Oriente Médio. Por outro lado, os saques realizados pelos cruzados na cidade de Constantinopla reconduzem grandes volumes de metais preciosos para a Europa, criando condições para o ressurgimento da moeda. Paralelamente a esse processo, desponta uma nova classe social de mercadores que se transformam nos agentes promotores de uma Revolução Comercial que culminará no fim no regime econômico da Idade Média (feudalismo) e criaria as bases do capitalismo.

Breve Histórico da Evolução da Moeda

Durante as Cruzadas, surge uma ordem religiosa denominada templários. Tal organização religiosa foi responsável pelo surgimento dos primeiros serviços bancários. Como os Templários eram valentes cavaleiros que tinham feito voto de pobreza, muitos nobres da época julgaram seguro guardar suas riquezas com esses religiosos. Como os templários adquiriram muita riqueza e muito poder, foram difamados pelo Papa Clemente V e pelo rei da França, Felipe IV (o Belo) e foram mandados para a fogueira em 1314.

Breve Histórico da Evolução da Moeda

Entretanto, o serviço prestado pelos templários se mostrou muito útil. O vácuo financeiro deixado pela ordem religiosa começou a ser preenchido por famílias italianas das cidades de Florença, Gênova e Veneza, que recriaram os bancos, mas tomavam o cuidado de não cobrar juros. Assim são criadas as condições para que a moeda continue evoluindo.

Breve Histórico da Evolução da Moeda

f) Moeda-Papel: os primeiros bancos realizavam um serviço de guarda da moeda metálica. Emitiam um certificado de depósito e cobravam uma pequena taxa pela guarda dos valores. Num primeiro momento esses certificados eram “nominais”, mas com o tempo passaram a ser “ao portador”. Como o portador do certificado poderia a qualquer tempo retirar os depósitos em moeda metálica dos bancos, as pessoas de modo geral começaram a utilizar os próprios certificados bancários para a realização de negócios de compra e venda. Como confiavam nos bancos, só eventualmente resolviam retirar os seus depósitos em moedas metálicas.

Breve Histórico da Evolução da Moeda

Esta é a origem da moeda-papel. No início, os bancos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com