TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lado monetário da economia

Tese: Lado monetário da economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  Tese  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 3

Economia – aula 10

O lado monetário da economia:

1 – Moeda:

1.1 – Conceito: Esta pode ser definida como instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, visando o pagamento dos bens e serviços, com efeito liberatório imediato, de curso forçado, já que a mesma é garantida por lei.

A moeda substituiu o antigo sistema de escambo, ou seja, troca de mercadorias.

1.2 – Funções da moeda:

1.2.1 – Instrumento ou meio de troca: corresponderia algo que os compradores remunerassem os vendedores na finalização de uma transação econômica.

1.2.2 – Denominador comum monetário: constitui um padrão de medida, ou seja, todos os bens ou serviços podem ser expressos no padrão monetário.

1.2.3 – Reserva de valor: corresponde a algo que as pessoas podem acumular para a aquisição de bens ou serviços no futuro, ou seja.

1.3 – Tipos de moeda:

1.3.1 – Moedas metálicas: constituem pequenas frações da oferta monetária e são utilizadas nas operações de pequeno valor.

1.3.2 – papel-moeda: são as notas e representam parcela significativa da quantidade de dinheiro em poder do público;

1.3.3 – moeda escritural ou bancária: correspondem aos depósitos realizados nos bancos comerciais, é a moeda contábil, escritura nos bancos, através dos depósitos à vista nas contas correntes.

1.4 – Oferta da moeda: esta também está sujeita a lei da oferta e da procura, assim, a oferta da moeda corresponde ao suprimento disponível para atender as necessidades econômicas.

A moeda constitui um meio de pagamento, com liquidez imediata, ou seja, a capacidade de ser um ativo prontamente disponível e aceito nas transações.

2 – Monetização e desmonetização da economia:

O fenômeno da desmonetização ocorre em períodos de processos inflacionários altos, onde as pessoas, visando se defender da inflação, aplicam o seu dinheiro em instituições financeiras, que rendem juros altos. Deste modo, ocorre a diminuição da quantidade de moeda em circulação.

Já a monetização, é o processo inverso, ou seja, as pessoas mantém mais moeda, já que este não rende juros tão altos, pois não precisam compensar o processo inflacionário.

3 – Criação e destruição de moeda:

A criação de moeda se dá quando ocorre um aumento no volume dos meios de pagamento, como por exemplo, aumento dos empréstimos do setor privado, onde os bancos retiram recursos de suas reservas e emprestam ao público. Já a destituição ocorre quando se faz a redução dos meios de pagamento, como por exemplo, o resgate (pagamento) de um empréstimo no banco, já que a moeda sai da coletividade e retorna ao caixa do banco.

3.1 – Oferta de moeda pelo Banco Central:

O Banco Central é o responsável pela execução da política monetária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com