TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liberalismo econômico

Resenha: Liberalismo econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Resenha  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

basear na figura de empreendedores cheios de iniciativa e imaginação, que sabiam aprovei ito empresarial entrava em declínio. Os hábitos burgueses de poupança, contribuindo para a redução das oportunidades, não tinham mais justificativa social. O laissez-faire estava morto. Só poderia levar à estagnação econômica, à crise crônica do sistema capitalista.

Nesses termos, já em 1922 Keynes esboçara sua visão geral do sistema capitalista. Era uma visão pessimista, que estabelecia novas bases para a teoria clássica da estagnação e condenava

o liberalismo econômico. A base teórica desta posição, porém, só se acabaria de formular catorze anos mais tarde, com a Teoria Geral.

Depois de demitir-se de seu cargo no Tesouro, Keynes voltou a ensinar em Cambridge, onde permaneceria até o fim de sua vida e formaria uma escola. Não era homem, porém, para contenta-se apenas com sua vida acadêmica. Keynes era um homem fascinado pelo mundo e com ele comprometido. Não acreditava no intelectual de gabinete, nem em ciência pura, desligada de objetivos operacionalmente realizáveis. Nesses termos, não poderia ter deixado de reagir contra a teoria econômica de sua época, a teoria microeconômica marshalliana, que se perdia em refinamentos teóricos, e deixava em segundo ou terceiro plano os problemas de política econômica, já que, dentro das premissas do liberalismo, não havia necessidade de intervenção. Toda a obra de Keynes foi voltada para a política econômica. Mesmo quando fazia teoria pura, a política econômica estava sempre sendo levada em consideração. Poderia ser introduzida a qualquer momento.

Mas, além de ter criado uma teoria econômica que devolveria a operacionalidade à Economia, Keynes participou ele mesmo, de forma intensa, de vida prática. No próprio King's College, aceitou trabalhar no cargo de Tesoureiro, manteve-se como editor do Economic Journal, foi presidente do New Stateman and the Nation, para onde escreveu uma infinidade de artigos, presidiu efetivamente uma companhia de seguros, a "National Mutual Life Assurance Society" entre 1921 e 1938, e dedicou-se ele mesmo aos negócios. Durante certa época de sua vida, especulou na bolsa e, como tudo o que fez, foi altamente bem sucedido, ganhando uma fortuna avaliada em quinhentas mil libras. Serviu também em várias comissões de aconselhamento econômico do governo. Durante a Segunda Guerra Mundial, desempenhou um papel importante na definição da política financeira britânica, em sua qualidade de conselheiro do Tesouro.

Não bastavam a Keynes, porém, as atividades intelectuais e as práticas. Foi também um autêntico protetor das artes. Fundou, dirigiu e financiou o "Cambridge's Art Theater" e o "London's Camargo Ballet", tendo, em 1925, se casado com uma famosa bailarina da época, Lydia Lopokova. Interessava-se por literatura, tendo realizado pesquisas históricas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com