TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de exercícios Oferta Agregada

Por:   •  17/8/2016  •  Exam  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 3

Departamento de Ciências Econômicas

Disciplina: Teoria Macroeconômica III

Lista de exercícios Oferta Agregada

1. Quais são os três modelos que explicam a inclinação positiva da curva de oferta agregada no curto prazo? Explique cada um deles.

i) modelo de preços rígidos: as empresas não modificam seus preços a qualquer momento devido a fatores como – existência de contratos, respeito aos clientes e estruturas imperfeitas de mercado.

Neste caso, as firmas que possuem algum grau de rigidez de preços devem fixar seus preços antecipadamente, prevendo qual será o preço ótimo para a venda do seu produto. Ou seja, as firmas terão uma expectativa do quanto será o preço cobrado pelos seus concorrentes e que resulte em uma demanda ótima para o seu produto.

ii) modelo de rigidez salarial: as empresas não modificam seus salários a qualquer momento devido a fatores como – existência de contratos de trabalho, acordos implícitos com os trabalhadores e normas sociais (legislação).

Neste caso, as empresas que possuem algum grau de rigidez de salário devem negociar antecipadamente os salários com os trabalhadores, estipulando uma meta que seja condizente com o nível de preços que elas acreditam que seja ótimo.

iii) modelo de informação imperfeita: a curva de oferta agregada de curto prazo é positivamente inclinada devido a percepções equivocadas com relação ao nível de preços. As empresas confundem preços relativos com preços absolutos.

2. O que a Curva de Phillips descreve? Quais os determinantes da inflação que ela mostra?

A curva de Phillips representa uma relação de trade-off entre inflação e desemprego, que permite analisar a relação entre ambos, no curto prazo. Segundo esta teoria, uma menor taxa de desemprego leva a um aumento da inflação, e uma maior taxa de desemprego a uma menor inflação. 𝜋= 𝜋𝑒𝛽(𝜇𝜇𝑁)+𝑣 𝜋𝑒=𝑖𝑛𝑓𝑙𝑎çã𝑜 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑟𝑎𝑑𝑎 (𝑖𝑛𝑒𝑟𝑐𝑖𝑎𝑙 𝑜𝑢 𝑝𝑟𝑜𝑗𝑒𝑡𝑎𝑑𝑎); 𝛽(𝜇𝜇𝑁)=𝑠𝑒𝑛𝑠𝑖𝑏𝑖𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑎 𝑖𝑛𝑓𝑙𝑎çã𝑜 𝑎 𝑣𝑎𝑟𝑖𝑎çã𝑜 𝑛𝑜 ℎ𝑖𝑎𝑡𝑜 𝑑𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒𝑔𝑜; 𝑣=𝑐ℎ𝑜𝑞𝑢𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝑜𝑓𝑒𝑟𝑡𝑎.

3. Por que o perde-ganha ente inflação e desemprego só vale no curto prazo?

Uma vez que as pessoas ajustam suas expectativas de inflação ao longo do tempo, o perde – ganha entre inflação e desemprego só prevalece no curto prazo. Com o passar do tempo as expectativas se adaptam a qualquer taxa de inflação que o formulador tenha escolhido. Sendo assim, no longo prazo, a dicotomia clássica prevalece e o nível de desemprego volta a sua taxa natural e já não existe nenhuma opção de troca do tipo perde-ganha entre inflação e desemprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com