TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística reversa - Nova área de logística empresarial

Trabalho acadêmico: Logística reversa - Nova área de logística empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 7

A logística reversa é a área da logística empresarial que tem a preocupação com os aspectos logísticos do retorno ao ciclo de negócios ou produtivo de embalagens, bens de pós venda e de pós consumo, agregando-lhes valores de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico e imagem corporativa.

É instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação.

Logística reversa pode ser classificada como sendo apenas uma versão contraria da logística como conhecemos. A logística reversa utiliza os mesmos processos que um planejamento convencional. Ambos tratam de nível de serviço e estoque, armazenagem, transporte, fluxo de matérias e sistema de informação, em resumo trata-se de um novo recurso para a lucratividade. ( Mueller, 2007,p. 06-07).

A logística convencional seria o fabricante distribuindo o produto para seu cliente final. Já na logística reversa é o produto saindo do cliente para o seu fabricante, ou seja, o mesmo procedimento que caracteriza a logística convencional se adapta a logística reversa de uma contraria, utilizando o mesmo planejamento. Implementando esse fluxo em uma área de atuação seria no seguinte ciclo:

Figura 1. Representação da Logística Convencional.

Figura 2. Representação da Logística Reversa.

Com isso, as empresas que aplicam esse método podem contribuir para um meio ambiente onde a diminuição de resíduos poluentes. Além de poder contar com sua imagem diferenciada (sustentabilidade) e também redução de custos. Agregando assim um diferencial a empresa, ao cliente e ao meio ambiente.

Logística Reversa – Nova Área da Logística Empresarial

Segundo Leite, com o aumento do descarte dos produtos de utilidade após seu primeiro uso, há um desequilíbrio entre as quantidades de resíduos descartadas e as reaproveitadas, tornando o lixo urbano um dos mais graves problemas ambientais da atualidade. Esse desequilíbrio ocorre pelo fato de consumidores adquirirem produtos com ciclo de vida cada vez menores, e com o avanço da tecnologia os produtos ficam ultrapassados com mais rapidez. Com isso, implementaram uma lei em que 17% das empresas que produzem produtos eletrônicos são obrigadas a utilizarem a logística reversa para a reciclagem desse produtos “ultrapassados’’. Com a conscientização das empresas, no futuro iremos perceber a diminuição de resíduos antigos, e com isso contribuindo para um meio ambiente tão sonhado por todos. AUTOR DO ARTIGO: PAULO ROBERTO LEITE REVISTA TECNOLOGÍSTICA – MAIO / 2002. SÃO PAULO, EDIT. PUBLICARE. Reportagem Bom dia Brasil –Fevereiro/2013

Refere-se ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, substituição de materiais, reúso de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e remanufatura (...) (Stock 1998, p. 20).

Figura 3. Representação das Áreas de atuação:

Vantagens:

Sociedade e Meio ambiente

Possibilita o retorno de resíduos sólidos para as empresas de origem, evitando que eles possam poluir ou contaminar o meio ambiente (solo,rios, mares, florestas, etc.);

Permite economia nos processos produtivos das empresas, uma vez que estes resíduos entram novamente na cadeia produtiva, diminuindo o consumo de matérias-primas;

Cria um sistema de responsabilidade compartilhada para o destino dos resíduos sólidos. Governos, empresas e consumidores passam a ser responsáveis pela coleta seletiva, separação, descarte e destino dos resíduos sólidos (principalmente recicláveis);

As indústrias passarão a usar tecnologias mais limpas e, para facilitar a reutilização, criarão embalagens e produtos que sejam mais facilmente reciclados. O fluxo logístico reverso é comum para uma boa parte das empresas. Por exemplo, fabricantes de bebidas têm que gerenciar todo o retorno de embalagens (garrafas) dos pontos de venda até seus centros de distribuição. As siderúrgicas usam como insumo de produção em grande parte a sucata gerada por seus clientes e para isso usam centros coletores de carga. A indústria de latas de alumínio é notável no seu grande aproveitamento de matéria prima reciclada, tendo desenvolvido meios inovadores na coleta de latas descartadas.

(...) Trata-se de um dos objetivos operacionais da logística moderna, referindo-se a sua extensão além do fluxo direto dos produtos e materiais constituintes e à necessidade de considerar os fluxos reversos de produtos em geral. Bowersox e Closs (2001, p. 51-52).

Concorrência – Diferenciação por serviço

Os varejistas acreditam que os clientes valorizam as empresas que possuem políticas mais liberais de retorno de produtos. Esta é uma vantagem percebida onde os fornecedores ou varejistas assumem os riscos pela existência de produtos danificados. Isto envolve, é claro, uma estrutura para recebimento, classificação e expedição de produtos retornados. Esta é uma tendência que se reforça pela existência de legislação de defesa dos consumidores, garantindo-lhes o direito de devolução ou troca. (Autor do Artigo: Leonardo Lacerda, Logística Reversa: Uma visão sobre os conceitos básicos e as práticas operacionais)

Redução de custos através do gerenciamento da cadeia integrada de valor

Reaproveitamento e remoção de refugo estuda e gerencia o modo como os subprodutos do processo produtivo serão descartados ou reincorporados ao processo. Devido a legislações ambientais cada vez mais rígidas, a responsabilidade do fabricante sobre o produto está se ampliando. Além do refugo gerado em seu próprio processo produtivo, o fabricante esta sendo responsabilizado pelo produto até o final de sua vida útil. Isto tem ampliado uma atividade que até então era restrita a suas premissas. (Autores do Artigo: DAHER, Cecílio Elias; SILVA, Edwin Pinto de La Sota; FONSECA, Adelaida Pallavicini. Logística reversa: oportunidade para redução de custos através do gerenciamento da cadeia integrada de valor. BBR Brazilian Business Review, Vitória, v. 3, n. 1, jan./jun. 2006.

Fatores que influenciam a eficiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com