TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Trabalho acadêmico: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.137 Palavras (13 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Tatiana Cirino Mota

Macroeconomia, Microeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e Sociedade.

VITÓRIA DA CONQUISTA-BA

2013

RESUMO

Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido visando adquirir entendimento sobre as informações econômicas e como elas afetam o ambiente de produção, distribuição e comercialização das empresas.

Na execução desta pesquisa pode-se perceber que no ambiente administrativo e econômico, qualquer pessoa pode ter acesso a uma enorme quantidade de informações estatísticas como os métodos quantitativos que são frequentemente aplicados á gestão empresarial, auxiliando os gestores na tomada de decisões.

A percepção desse trabalho aborda também o comportamento social focado na ética e na responsabilidade social, onde na maioria das organizações são ignorados pelos seus colaboradores.

Esta percepção poderá ser visualizada no decorrer dessa pesquisa, que mostra um pouco de cada um desses conceitos na organização.

SUMÁRIO

1. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 2

1.1. Inflação. ...... 3

1.2. Taxa de Câmbio 4

1.3. Taxa de Juros 5

2.1. Medidas de Tendência Central: 6

2.2. Medidas de Dispersão 6

2.3. Técnicas de Amostragem Probabilística 7

2.4. Números-índices 7

2.5 .Deflação De Dados 8

3.0. Ética, Política e Sociedade 9

3.0. Ética, Política e Sociedade................................................................................................10

4.0. Conclusão...........................................................................................................................11

5.0. Referências Bibliográficas.................................................................................................12

1. Microeconomia e Macroeconomia

A Macroeconomia estuda a estrutura institucional do sistema bancário, intermediários financeiros, o tesouro nacional e a politicas econômicas de que o governo federal dispõe para controlar satisfatoriamente o nível de atividade econômica dentro da economia. Deve ficar claro que a teoria e a politica macroeconômica não conhecem limites geográficos, antes elas visam estabelecer uma estrutura internacional segundo a qual os recursos fluam livremente entre instituições e nações, a atividade econômica seja estabilizada e o desemprego possa ser controlado.

Uma vez que a empresa deve operar no âmbito macroeconômico, é importante que o administrador financeiro esteja ciente de sua estrutura institucional. Precisa também estar alerta para as consequências de diferentes níveis de atividade econômica e mudanças na politica econômica que afetam seu próprio ambiente de decisão.

Sem compreender o funcionamento do amplo ambiente econômico, o administrador financeiro não pode esperar obter sucesso financeiro para a empresa. Deve perceber as consequências de uma politica monetária mais restritiva sobre a capacidade da empresa obter recursos e gerar receitas. Precisa ainda conhecer as varias instituições financeiras e saber como estas operam para poder avaliar os canais potenciais de investimento e financiamento.

As teorias microeconômicas fornecem a base para a operação eficiente da empresa. Visa definir as ações que permitirão a empresa obter sucesso. Os conceitos envolvidos nas relações de oferta e demanda e as estratégias de maximização do lucro são extraídas da teoria Microeconômica. Questões relativas á composição de fatores produtivos, níveis “ótimos’’ de vendas e estratégias e determinação de preço do produto são todas afetadas por teorias do nível Microeconômico”.

A Macroeconomia fornece ao administrador financeiro uma visão clara das politicas do governo e instituições privadas, através das quais a atividade econômica é controlada. Operando no campo econômico o administrador financeiro vale se das teorias Microeconômicas de operação da firma e maximização do lucro para desenvolver um plano que seja bem sucedido.

1.1. Inflação

É um processo pelo qual ocorre aumento generalizado nos preços nos bens e serviços, provocando perda do valor monetário fazendo com que o dinheiro valha cada vez menos, sendo necessária uma quantidade cada vez maior dele para adquirir os mesmos produtos.

Há vários fatores que podem gerar inflação. O aumento muito grande do preço de um item básico na economia pode contaminar os demais preços provocando uma alta generalizada. É o caso do petróleo e da energia elétrica, por exemplo. O excesso de consumo também provoca inflação, pois os produtos tornam se escassos ocasionando aumento de seus preços.

Se o governo gasta mais do que arrecada, e para pagar suas contas emite papel-moeda, provoca inflação, pois esta desvalorizando a moeda, uma vez que criou o dinheiro novo sem lastro, sem garantia, sem que tenha havido criação de riqueza, de produção. Assim, os bens e serviços continuam os mesmos, mas o dinheiro em circulação aumenta de volume. Passa-se, então, a exigir maior quantidade de dinheiro pela mesma quantidade de produto.

O processo inflacionário, quando instalado, é de difícil controle. Funciona como um círculo vicioso, obrigando a realização de reajustes contínuos de preços e salários, com o seu consequente agravamento e quem mais sofre com tudo isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com