TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Tese: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Tese  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A microeconomia analisa a interação dos agentes econômicos no mercado, adotando o princípio organizador do comportamento racional da pessoa, definindo de forma restrita a otimização das escolhas, realizada por cada individuo para alcançar os seus objetos almejados. E agrega a soma do comportamento dos indivíduos para explicação dos movimentos sociais como um todo.

A macroeconomia possui um modelo fundamentado no modelo na microeconomia , permitindo a compreensão do papel da política monetária possibilitando detectar possíveis fontes de instabilidade. O ciclo econômico se altera em época de resseção e de aquecimento. Uma das variáveis centrais inflação, taxa de juros e taxas de câmbio.

Em economia, inflação é a queda do valor de mercado, caracteriza pela alta generalizada. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços, sendo o oposto de deflação. Existem dois medidores fundamentais de inflação o Índice Geral de Preços (IGP) e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), são os índices mais antigos e abrangente. Sendo o IGP o resultado da composição dos preços e o IPC mostra a mudança de preço no varejo. A inflação no país tomou grandes proporções e constantes oscilações dos preços no varejo. Afim de solucionar o problema foram criados sete planos: Plano Cruzado I, Plano Cruzado II, Plano Bresser, Plano Feijão com Arroz, Plano Verão, Plano Collor I, Plano Collor II. A taxa de juros real e nominal esta intimamente correlacionada com a taxa de inflação, que por sua vez calcula a taxa baseada no risco agregado no investimento.

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS Á GESTÃO EMPRESARIAL

Composto por três colunas: Medidas Descritivas, Números-Índices e Deflação de dados. Dentro das medidas descritivas há três divisões, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão e Técnicas de Amostragem Probabilística.

As Medidas Descritivas exibe um conjunto de dados de forma organizada e sucinta, utilizando as suas estatísticas. Uma de suas ferramentas são as medidas de tendência central, pois lida com dados numéricos, observando assim as tendências desses conglomerados em torno de um valor central, utilizando as ferramentas de média, de moda e de mediana.

Já a medidas de dispersão tem a função de descrever os dados referindo o grau de afastamento dos valores em relação ao valor central. É classificado em heterogêneo e homogêneo, utilizando como ferramenta a amplitude, o desvio padrão, o desvio médio e a variância.

E as técnicas de amostragem probabilísticassão classificadas como aleatória simples: quando todos os seus elementos tem a mesma probabilidade de serem selecionados, neste tipo de amostragem não existe critério de divisão da população para extração da amostra. Aleatória estratificada: ocorre quando uma separação da população é feita em extratos com comportamento homogêneo. Aleatório por conglomerado: acontece quando divide a amostra em subgrupos heterogênea, isso porque não há critérios de separação do grupo. E amostragem sistemática: que utiliza o primeiro elemento para realizar as próximas seleções por meio de um critério sistemático até se obter o número de elementos almejados.

Outro componente dos métodos quantitativos é o número-índice. São indicadores de um comportamento ou tendência de uma ou mais variáveis de um fenômeno. Podendo ser simples quando houver uma única variável, e composta quando há duas ou mais variáveis inclusas. E por fim a deflação de dados. O fenômeno de deflação é um efeito oposto ao de inflação, pois trata-se de uma diminuição relativamente longa do nível geral.

..

2.3 ÉTICA,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com