TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Projeto de pesquisa: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O desafio deste trabalho é mostrar como os coordenadores de uma empresa, de pequeno, micro, médio ou de grande porte devem direcionar seus esforços para utilizar e entender os talentos humanos na empresa, de forma a se tornar mais competitiva.

Podemos perceber que a coordenação de pessoas, tornou-se um diferencial competitivo para que a empresa possa responder às obrigações atuais e futuras de se manter competitiva num mercado cada vez mais exigente, mutante e global.

Para que isso aconteça é necessário construir e manter um ambiente organizacional, saudável, cuidando das pessoas e do ambiente de trabalho.

Os valores éticos interferem nos conflitos e no clima de convivência porque estão relacionados com as intenções e evidenciados por meio das atitudes e comportamento de cada pessoa.

Procurar aprimoramento e aperfeiçoamento de suas alçadas em prol do diferencial competitivo para seu negócio é sem dúvida alguma uma base para que a empresa possa se fortalecer e ser um referencial dentro da comunidade que está atuante.

2- MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Para que possamos ter um bom entendimento sobre uma área de conhecimento a ser estudada é necessário que se entenda o conceito e definição dessa área. Então vejamos alguns conceitos básicos para que possamos entender o economês:

A definição nos ajuda a entender o significado de algo. A definição da palavra economia é antiga

• A palavra oikos que significa casa, fortuna e riqueza e,

• A palavra nomos que significa lei, regra e administração.

Com o tempo, a economia atingiu definições gigantescas referindo-se desde administração de pequenas unidades de produção, incluindo as grandes e chegando à grandes administrações como por exemplo de um país, sendo a mesma definida assim:

Uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos; contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade (VASCONCELLOS; GARCIA, 2004, p. 2).

Podemos destacar deste conceito algumas palavras chaves. Ciência por exemplo, que é um termo utilizado para definir todas as áreas do conhecimento que podem ser estudadas e se conhecem métodos para esse estudo. As análises econômicas tem por base um método de estudo.

• MICROECONOMIA trabalha com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação às preferências dos consumidores (demanda). Lida com o comportamento das empresas, famílias, indivíduos. É denominada como Teoria dos Preços. Também estuda os monopólios, oligopólios monopsônios e concorrência perfeita.

• MACROECONOMIA estuda a economia de um país de uma forma mais abrangente. Este estudo abrange o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de câmbio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais entre outros fatores.

A diferença entre as duas é que microeconomia para a macroeconomia é que uma preocupa-se com o particular, como o individual, enquanto a outra se preocupa com o todo de modo geral.

2 – OLIGOPÓLIOS

Falemos um pouco de oligopólio, essa palavra tem uma derivação do grego:

• A palavra Oligoi que significa “poucos”

• A palavra Polein que significa “vender”

Sendo assim a palavra oligopólio pode ser definida como “poucos para vender”, o que quer dizer que são poucos os fornecedores, cada um é sensível à mudança de preço de mercado e detém uma grande parcela de mercado, representando uma parcela de mercado de concorrência imperfeita. No oligopólio, geralmente, a concorrência se efetua, mas ao nível aos outros fatores como qualidade, imagem ou a fidelização e não tanto ao fator preço, os bens produzidos podem ser homogênios ou possuir alguma diferenciação.

Dentro desse tipo de mercado, uma tendência é a formação do cartel, um acordo entre esses poucos fornecedores que irá manter o preço do produto oferecido em um determinado nível que adéquam lucros a todos os controladores do mercado, desta forma originado uma situação bastante semelhante à do monopólio.

4- MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO EMPRESARIAL

Quando se observa algo na mídia sobre questões de gestões empresariais, é comum se deparar com técnicas de pesquisas elaboradas para melhor compreendimento e gestão. Uma metodologia muito utilizada é o método quantitativo.

Em uma pesquisa quantitativa, procura-se uma objetividade nos dados a serem coletados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com