TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MRS Logística S / A

Projeto de pesquisa: MRS Logística S / A. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.614 Palavras (11 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

1.1 Tema e sua importância

O estudo foi realizado na empresa MRS Logística S/A no qual o foco foi analisar a sua estrutura com base na teoria das estruturas organizacionais. As empresas são organizadas em Setores e departamentos visando a melhoria da eficiência e o alcance dos resultados propostos ao longo do exercício. Sendo assim, analisaremos qual o modelo implantado na empresa e se ele funciona adequadamente.

1.2 Caracterização da empresa ou perfil da organização

A empresa, objeto deste projeto, tem como razão social MRS LOGISTICA Sociedade Anônima (S/A). A empresa é uma concessionária constituída no mês de Agosto de 1996, com um capital de R$ 315.300.000,00 e tem como objeto social o transporte de minério de ferro e cargas em geral. Juridicamente é uma Sociedade Anônima, de capital aberto.

A empresa MRS Logística S/A. tem como foco o transporte ferroviário de cargas geral exemplo: minério, produtos siderúrgicos acabados, produtos agrícolas e na logística integrada que implica planejamento, ou seja, uma operação de logística completa.

As principais empresas que atuam na área são a América Latina Logística, Transnordestina Logística e Vale S/A. A América Latina Logística S/A ou ALL como é conhecida foi criada em 1997 e é a maior empresa independente de logística de América Latina. Criada para atuar inicialmente com a RFFSA (Rede Ferroviária Federal) na malha sul do país, através de aquisições no setor ela vem expandindo sua atuação no mercado e hoje oferece uma grande variedade de serviços através de 4 grandes negócios principais: ALL Operações Ferroviárias, Brado Logística, Ritmo Logística e a Vetria Mineração.

A Transnordestina Logística é uma empresa privada do grupo CSN que atua na malha ferroviária nordeste (adquirida também junto a RFFSA). Ela atua nos transportes de combustíveis, produtos siderúrgicos, cimento entre outros produtos utilizando cerca de 100 locomotivas e 1200 vagões.

Por último a Vale S/A é a principal empresa que fornece os serviços de logística no país. Através de aproximadamente 10 mil km de malha ferroviária a empresa é responsável por cerca de 68% da movimentação da carga ferroviária e 27% da movimentação portuária. Ela faz o transporte de grãos, açúcar, fertilizante, minérios entre outros.

1.3 Problemática

Todas as grandes empresas tem seu funcionamento baseado na autoridade formal e delegação de responsabilidades dentro dos setores. Dessa forma, a divisão do trabalho se torna superespecializada e mais eficaz na entrega dos resultados.

A empresa MRS Logística S/A aplica um diagrama organizacional ou organograma baseado na estrutura militar, uma estrutura baseada na organização do exército onde existe uma única chefia como fonte da autoridade.

Esse tipo de organograma traz alguns problemas na organização rígida e o não favorecimento do espírito de trabalho em equipe do grupo e isso foi observado na organização, onde ocorre uma dissonância entre os líderes e subordinados, fazendo com que os comandados não aceitem as ordens de alguns superiores por tempo de serviço prestado dentro da empresa. Outra questão diz sobre a quantidade de Gestores por setor que atrapalha o andamento dos processos pelo fato de haver atritos entre eles.

Diante do exposto, questiona-se: “Existe alguma maneira de diminuir os conflitos existentes dentro do setor em questão?”.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 Objetivo Geral

Identificar o melhor método para delegação de responsabilidades dentro da empresa, e com isso contribuir para uma melhora na comunicação entre os gestores e entre os subordinados e seus responsáveis.

1.4.2 Objetivo Específico

-Pesquisar as teorias relacionadas às ciências da administração e estruturas organizacionais.

-Observar dentro da empresa as dissonâncias entre os líderes e seus subordinados.

-Identificar quais as vantagens e desvantagens existentes dentro da Estrutura Militar de organograma.

-Planejar uma forma de progresso nas linhas hierárquicas visando promover uma melhor harmonização dentro dos setores.

1.5 JUSTIFICATIVA

Esse trabalho poderá ser relevante para a empresa MRS Logística S/A, pois acredita-se que as propostas apresentadas serão utilizadas para uma melhoria significante na comunicação entre subordinados e gestores.

No âmbito social, essa melhoria pode fazer com que os colaboradores trabalhem de forma mais coesa e unida, diminuindo os atritos entre eles e consequentemente melhorando a qualidade de vida pessoal com menos stress e desgastes psicológicos.

E por fim, no campo acadêmico observará a aplicação prática das ciências da Teoria Geral da Administração (TGA), assim como o funcionamento de toda a estrutura organizacional de uma empresa. Isso aumentará seus conhecimentos na área visando um crescimento profissional e maior poder de decisão futuramente.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Administração

A administração é o processo no qual a tomada de decisões sobre objetivos e recursos da organização é feita por um administrador competente, esse toma essas decisões através das pessoas, porque administrar uma organização é também saber administrar todos os seus recursos, inclusive pessoas que são recursos humanos. Para que o processo de administrar seja executado com êxito o administrador deve ter um bom entendimento dos processos da organização e também conhecer as pessoas as quais ele lida todos os dias no seu ambiente profissional, assim de forma eficiente e eficaz o mesmo pode alcançar os objetivos da organização com efetividade.

2.2 Estruturas Organizacionais

A estrutura organizacional define a autoridade e as responsabilidades das pessoas, como indivíduos e como integrantes de grupos. Ela também permite reunir as funções, as pessoas e os outros recursos com o propósito de alcançar objetivos oferecendo os meios para esclarecer e comunicar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com