TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MR. HOLLAND: ADORÁVEL PROFESSOR

Dissertações: MR. HOLLAND: ADORÁVEL PROFESSOR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  4.455 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES REFERENTES AO FILME - MR. HOLLAND:

ADORÁVEL PROFESSOR

1. “É um filme sensível que mostra que a Educação não é só livro e caderno, mas é formar e transformar seres humanos. Esse professor de música toca a vida das pessoas de forma diferente”.

Identifique no filme, três cenas importantes que o professor foi além de um profissional da educação interferindo positivamente na vida de seus alunos.

2. “Ao reger os alunos, o protagonista rege vários destinos ao mesmo tempo”. Comente essa afirmativa e a relacione com o papel que o professor exerce na vida dos alunos, de um modo geral.

3. “A escola retratada pelo filme, quando o professor lá chegou, não obedecia a um princípio básico da boa educação: a de ter significado para a vida do educando, ou seja, estar relacionada a seu contexto cultural, às suas demandas, aos seus desejos, à sua época”. Exemplifique a reflexão acima citando situações ocorridas no filme que confirmem esses dizeres.

4. “O professor do filme percebeu que não podia mudar tudo, mas podia mudar alguma coisa. Começou a lidar com os interesses dos alunos, o que fazia parte da via de seus alunos”. Como a postura de Mr. Holland afetou a vontade de aprender de seus alunos? Dê exemplos.

5. “Mr. Holland, após conhecer a realidade do educando não ficou preso em um currículo tradicional, baseado na disciplina, no conformismo, na obediência ao capitalismo”. Quais os valores do professor acerca da sua metodologia de ensino?

6. Mr. Holland lecionou 30 anos no mesmo colégio. Para financiar os estudos especiais do tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Após todo esse tempo uma grande decepção o aguarda. Na visão de estudante do Curso de Magistério, valeu a pena o exercício de Mr. Holland no magistério? Justifique.

RESPOSTAS

1. - Quando ele ensina uma jovem a tocar o instrumento, dizendo para ela se lembrar das palavras de seu pai. O pai dizia que o cabelo da filha tinha a cor do por do sol, assim ela consegue superar sua dificuldade em tocar.

- Ensinando o aluno a dirigir.

- Mostrando a um jovem que a vida é muito maravilhosa e não vale a pena perde-la por drogas ou brigas.

Ele ensina isto através de um funeral de um ex-aluno.

2. - O professor lida com vários tipos de alunos e personalidades. Aos poucos ele vai se identificando com cada aluno à sua maneira, pois cada um tem um modo e um tempo de interagir. O ensinamento do professor vai além do didático, ultrapassa as paredes da sala de aula, dando o melhor de si, ele tem condições de ajudar seus alunos a serem pessoas do bem e compreender os anseios deles.

3. - O professor estava sempre à frente dos alunos nas filas da merenda.

- As alunas não podiam usar saias acima dos joelhos.

- Não podiam ouvir músicas de rock.

4. - Ele deixou que cada aluno cantasse ou tocasse o que gostasse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com