TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia clássica e Keynesiana

Por:   •  12/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

Portfólio

ALUNO – Gestão Financeira

Economia

Papel do estado na Macroeconomia Clássica:

Nas afirmações de Smith, o estado não deveria interferir na economia de nenhuma maneira manipuladora ou nem mesmo para influenciar o mercado, pois a intervenção estatal somente atrapalharia os investidores. No pensamento clássico a macroeconomia se mantem pela lei de Say, no qual se o mercado for livre para agir, os produtores capitalistas teriam incentivos para produzir e efetuar melhorias em seus produtos a fim de aumentar a demanda, então a oferta criaria a própria demanda e haveria um equilíbrio gerando o pleno emprego.

Para Adam Smith, o estado deve proteger militarmente a população e garantir a ordem no país através do cumprimento das leis, governo somente deveria intervir na economia quando houvesse violação da lei e deveria agir como fator de controle, e somente neste caso.

O Papel do Estado na Economia Keynesiana:

Os postulados de Keynes são totalmente contrários aos clássicos em relação à intervenção do estado pois ele pregava que o Estado é uma ferramenta a garantir uma certa segurança aos investidores, e pode ter o poder de acelerar o investimento.e garantir o pleno emprego.

Também defendia a intervenção do estado para manter o mercado aquecido, através do aumento da produção para a melhor administração da demanda efetiva. Para que houvesse também uma baixa taxa de juros para haver um maior incentivo ao consumo e aos investimentos.

Com essas medidas segundo Keynes, o pleno emprego seria alcançado e também um maior bem estar social, e caso a economia sofresse alguma queda, o governo interviria para manter o equilíbrio do mercado.

Bibliografia:

www.economiabr.net/economia/1

SOUZA, I. V. Macroeconomia.

Batatais: Claretiano, 2013.

LIMA, G. T.; SICSÚ, J. (Org.). Macroeconomia do emprego e da renda: Keynes e o

keynesianismo. Barueri: Manole, 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com