TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maneiras de mudar o valor do dinheiro

Projeto de pesquisa: Maneiras de mudar o valor do dinheiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.095 Palavras (17 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 17

Summary

This work has the main objective to find the approximate value that will be spent by Marcelo and Ana since the wedding and the birth of his son until the end of college. Thus solving the cases of loans, investments, simple and compound interest, being addressed both in financial calculator as the Excel spreadsheet. Having also intended to show the importance of financial planning, the best way to invest money.

Keywords: Financial Mathematics, marriage and amortization expenses.

SÚMARIO

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................6

2. ETAPA 1......................................................................................................................7

3. ETAPA 2.....................................................................................................................11

4. ETAPA 3.....................................................................................................................14

5.ETAPA 4......................................................................................................................20

6. CONCLUSÃO............................................................................................................23

7. BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................24

1- Introdução

A matemática financeira tem por objetivo estudar as várias formas de evolução do valor do dinheiro no tempo. A partir dela podemos gerar análise e comparações que nos permitam definir as melhores alternativas para a aplicação ou obtenção de recursos financeiros, podendo ser a maior ferramenta na tomada de decisões no dia- a- dia.

Vários termos são utilizados nesta área, como: montante, juros, capital, taxas de juros, e o período, assim também como o juro simples e juro composto.

No juro simples somente o valor principal rende juros, ou seja, os juros são calculados aplicando-se a taxa de juros sempre sobre o valor do capital inicial, ao longo de todo o período. No juro composta, os juros produzidos ao final de um período são integrados ao cálculo do período seguinte, gerando assim juro sobre juro.

No Brasil, principalmente, o conhecimento da Matemática Financeira é fundamental para o sucesso financeiro de uma organização, pois, com uma economia frágil é preciso ter cuidado para não sofrer perdas. Índices financeiros diversos, taxas altas, inflação, financiamentos longos ou curtos, enfim, toda essa mistura financeira deve ser bem administrada, por menor que seja a organização.

Para facilitar diariamente os calculas existem instrumentos programáveis de cálculos mais comuns são as calculadoras cientificas e financeiras mais usadas as HP12c, as planilhas eletrônicas, muito úteis para planejar compras através de parcelamento ou avista e principalmente financiamentos ou empréstimos.

2-Etapa 1

Conceitos:

Matemática financeira

A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa.

Capital: O Capital é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado.

Juros: Juros representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou composto.

Capitalização Simples.

No regime de capitalização simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros. Na modalidade de juros simples, a base de cálculo é sempre o Valor Atual ou Valor Presente (PV), enquanto na modalidade de desconto bancário a base de cálculo é sempre o valor nominal do título (FV). O regime de capitalização simples representa, portanto, uma equação aritmética, sendo que o capital cresce de forma linear, seguindo uma reta; logo, é indiferente se os juros são pagos periodicamente ou no final do período total. O regime de capitalização simples é muito utilizado em países com baixo índice de inflação e custo real do dinheiro baixo; no entanto, em países com alto índice de inflação ou custo financeiro real elevado, a exemplo do Brasil, a utilização de capitalização simples só é recomendada para aplicações de curto prazo. A capitalização simples, porém, representa o início do estudo da matemática financeira, pois todos os estudos de matemática financeira são oriundos de capitalização simples.

Capitalização Composta.

No regime de capitalização composta, os juros produzidos num período serão acrescidos ao valor aplicado e no próximo período também produzirão juros, formando o chamado “juros sobre juros”. A capitalização composta caracteriza-se por uma função exponencial, em que o capital cresce de forma geométrica. O intervalo após o qual os juros serão acrescidos ao capital é denominado “período de capitalização”; logo, se a capitalização for mensal, significa que a cada mês os juros são incorporados ao capital para formar nova base de cálculo do período seguinte. É fundamental, portanto, que em regime de capitalização composta se utilize a chamada “taxa equivalente”, devendo sempre a taxa estar expressa para o período de capitalização, sendo que o “n” (número de períodos) represente sempre o número de períodos de capitalização.

Em economia inflacionária ou em economia de juros elevados, é recomendada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com