TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Financeira

Tese: Matemática Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Tese  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Matemática Financeira visa estudar o valor do dinheiro no tempo, nas aplicações de dinheiro e nos pagamentos de empréstimos. Dominar os conceitos da Matemática Financeira torna os seres superiores em termos de finanças, pois o dinheiro é peça fundamentam num mundo dominado pelo capital.

Desde os primórdios das civilizações o domínio do comercio fez a diferença entre ricos e pobres.

Com o passar dos tempos o legado continua a dividir pobres e ricos, compreender os fundamentos de matemática financeira e fator crucial para se chegar ao sucesso quer no âmbito pessoal ou comercial.

No intuito de melhorar seu conhecimento sobre o assunto em pauta me propus a fazer alguns esclarecimentos a respeito do tema, o que antes era tabu para a maioria da população hoje se torna muito fácil com os recursos eletrônicos disponíveis no mercado.

As calculadoras financeiras deram um grande salto na realização dos cálculos financeiros, mas a planilha a meu ver foi quem facilitou a compreensão da Matemática Financeira com suas fórmulas e tabelas.

Aqui poderá aprender os conceitos de Matemática Financeira e de como aplicá-los na planilha. Fiz também um apanhado de como usar a calculadora financeira HP-12c.

http://uni.educacional.com.br/up/59960001/3103751/apoMF.pdf

Passo 2 Regime de Caixa e Regime de Competência

De forma muito simplificada, podemos dizer que o regime de caixa leva em consideração o desembolso efetuado para pagamento de despesas ou o recebimento de vendas. Já o regime de competência leva em consideração o fato gerador, ou seja, quando efetivamente houve a despesa ou receita, independente de haver ou não dinheiro "entrando" no caixa, regime de competência tem por finalidade reconhecer, na contabilidade, as receitas, custos e despesas, no período a que competem, independente da sua realização em moeda.

O Princípio da Competência do exercício relaciona-se com o reconhecimento do período contábil, isto é, quando uma receita ou uma despesa deve ser reconhecida, na data da venda e, portanto, o valor da venda estará indicado na Demonstração do Resultado do Exercício daquele mês.

O regime de caixa representa o reconhecimento das receitas, custos e despesas, pela entrada e saída efetiva da moeda. O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras. O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem.

Sob o método de competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos.

Ex: Regime de Caixa

Resultado do Exercício

Despesas Receitas

1) Salário e Encargos 1.000,00 4) Aluguel 400,00

2)Salários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com