TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Financeira

Projeto de pesquisa: Matemática Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.251 Palavras (18 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 18

BELÉM-PA

2013

RESUMO

Matemática Financeira é uma ferramenta utilizada para que uma pessoa ou uma empresa possa conhecer bem suas entradas e saída de recursos nos seus pequenos detalhes, observando diferencial que as outras empresas e pessoas não fazem e com isso ganham conhecimento de suas movimentações futuras no mercado, dessa forma conseguem administrar bem seus negócios e até mesmo em momentos de crise no mercado supera com tranquilidade, pois conhece a sua estrutura financeira a curto, médio e longo prazo, assim facilitando tomadas de decisões nas empresa ou na vida pessoal. É uma ferramenta útil na analise de algumas alternativas de investimento ou financiamentos de bens de consumo.Tem por objetivo estudar as diversas formas de evolução do valor do dinheiro no tempo, bem como as formas de analise e comparação de alternativas para aplicação / obtenção de recursos financeiros. De fato é a matemática que nos orienta em diversas atividades que desempenhamos diariamente, sem ela não seria possível entender e se organizar.Conhecer a matemática no seu âmbito comercial e financeiro nos da o entendimento para compreender o mundo dos negócios e com isso realizar atividades lucrativas.

SUMMARY

Financial mathematics is a tool used for a person or a company can meet your resource inputs and output in its small details, observing differential that other companies and people don't do and gain knowledge from their future moves in the market, thus can manage their business e even in times of crisis the market overcomes with tranquility you know your financial structure in the short, medium and long term, thus facilitating decision-making in business or in your personal life. Is a useful tool in the analysis of some investment alternatives or financing of consumer good. Aims to study the various forms of evolution of the time value of money, as well as the forms of analysis and comparison of alternatives for application / obtaining financial resources. In fact it's the math that guides us in various activities we play daily, without it would not be possible.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 7

CONCEITO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA 8

CONCEITO DE CAPITALIZAÇÃO SIMPLES 8

CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA 10

PRIMEIRA ETAPA CASO A 12

PRIMEIRA ETAPA CASO B 13

CONCEITO DE PAGAMENTO 14

SEGUNDA ETAPA CASO A 14

SEGUNDA ETAPA CASO B 15

TERCEIRA ETAPA CASO A 16

TERCEIRA ETAPA CASO B 16

ARMOTIZAÇÃO 16

QUARTA ETAPA CASO A 17

QUARTA ETAPA CASO B 17

TABELAS DE PARCELAS 17

COMCLUSÃO 19

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 20

INTRODUÇÃO

A matemática financeira tem por função estudar as várias formas de evolução do valor do dinheiro no tempo. A partir dela podemos gerar análise e comparações que nos permitam definir as melhores alternativas para a aplicação ou obtenção de recursos financeiros. O presente trabalho pretende apresentar a importância da Matemática Financeira no dia a dia do administrador e de todas as pessoas em geral, como mostrará na vida de Marcelo e Ana. Traz uma visão dos conceitos de juros simples, compostos, descontos, movimentação financeira, aquisição de bens , investimento e empréstimos. Dessa forma, ao utilizar-se dessa ferramenta se torna mais fácil ter uma visão geral do universo financeiro seja ele pessoal ou empresarial.

Matemática Financeira

Conceito:

A matemática financeira é uma área da matemática que se dedica a problemas de ordem financeira. Esses problemas podem ser exemplificados como juros, inflação, investimentos e outras questões que estão presentes no dia a dia de empresários, banqueiros e outros profissionais. A matemática financeira engloba procedimentos matemáticos para facilitar operações monetárias.

Essa área, ao contrário do que muitos pensam, tem utilidade para pessoas que não necessariamente com números. Na hora de uma compra, calcular qual das lojas tem um valor de juros que seja mais em conta é um artifício da matemática financeira.

Juros, capital, saldo, pagamento, parcela. São todos termos comumente usados nessa área. Cada um tem sua aplicação exata. A aplicação para alguns desses termos são:

JUROS: É uma taxa cobrada por um empréstimo. Essa taca pode variar de acordo com o tempo em que se demora para fazer o pagamento da quantia emprestada.

CAPITAL: é o nome dado a um objeto ou pessoa que tem capacidade de virar um bem ou serviço. Matéria prima, mão de obra e outros meios que sirvam para produção de um produto final é um capital.

SALDO: É a diferença entre um débito e crédito.

PARCELA: parcelas são partes de um todo. Geralmente, parcelas, na matemática financeira, são partes do pagamento de uma quantia.

Uma aplicação bastante comum da matemática financeira são os cálculos necessários para saber se um investimento (compra de algum estabelecimento ou alguma construção) trarão resultados positivos ou se não compensa aplicar esse dinheiro. Nesses cálculos, entram mais termos técnicos, como o fluxo de caixa, que nada mais é do que o lucro esperado depois de um período de tempo pré-determinado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com