TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática financeira

Resenha: Matemática financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Resenha  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Matemática financeira é a ferramenta que auxilia nos cálculos de manipulação dos valores financeiros ao longo do tempo, para que com isso se tome decisões financeiras ótimas, ou seja, aquelas que visam ao aumento da riqueza dos investidores. Essa riqueza se dá através do valor do dinheiro no tempo.

Se hoje houver um investimento da quantia “X” e aplicá-la, amanhã se terá “X”+juros decorrente da aplicação dessa quantia, ou seja, “X” vale mais hoje do que “X” amanhã.

Isso acontece, porque todo capital que não é investido perde o que poderia estar recebendo sob a forma de juros. É um custo de oportunidade perdido.

Assim, quando o capital está sendo aplicado, por qualquer investimento que seja ele estará sendo remunerado. A essa remuneração damos o nome de juros.

O capital apresentado hoje, se da o nome de Valor Presente. Quando se há aplicações, recebimentos ou pagamentos desse capital no futuro, se da o nome de Valor Futuro. Esse também pode ser considerado Valor Presente em relação a outro valor alocado mais no futuro.

Às transações que efetuadas no dia a dia como empréstimo, desconto antecipado de duplicatas, financiamentos, aplicação em fundos de investimento, se da o nome de operações financeiras. Nelas existe: de um lado o investidor e de outro o tomador.

Quando aplicado o dinheiro na poupança, o individuo está se figurando como investidor e o banco como tomador. Nessa operação financeira se aplica um valor presente, que no decorrer do tempo se tornará um valor futuro, ou seja, o valor presente somado aos juros. Os juros então, nada mais são do que o valor que se paga a um investidor durante um determinado prazo pelo uso do dinheiro emprestado, ou o aluguel do capital alheio.

Existem dois regimes de capitalização: o regime simples e o composto.

No regime simples os juros são calculados a partir do capital inicial, ou seja, sobre os juros não pagos não incide cobrança, assim, se eu aplicar R$100,00 hoje a uma taxa de juros de 10% ao ano, no ano seguinte terá a quantia de R$110,00. No regime de capitalização composta os juros são calculados sobre o valor existente no início de cada período. Calcula-se os juros incidentes sobre os juros devidos e não pagos. Enquanto que no regime sim

...

Baixar como  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »