TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática financeira

Seminário: Matemática financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Seminário  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

 Etapa 01

 Passo 01

1.conceitos fundamentais de Matemática Financeira: A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa.

Fonte: http://www.somatematica.com.br/emedio/finan.php

• Capitalização simples - No regime de capitalização simples, ou juro simples, os juros pagos não são reinvestidos no empréstimo. Portanto, não são capitalizados. O capital a cada momento no tempo é igual ao capital inicial .

• Capitalização composta - No regime de capitalização composta, ou juro composto, adiciona-se os juros pagos ao capital do empréstimo e volta-se a emprestar. Portanto, os juros são capitalizados.

O capital no momento , a partir do momento anterior, será:

onde

é o capital aplicado no momento , e

representa o juro do período de capitalização ,

ou pode ser calculado a partir de usando a fórmula de cálculo do juro composto.

- See more at: http://www.thinkfn.com/wikibolsa/Regime_de_capitaliza%C3%A7%C3%A3o#sthash.XmWULicn.dpuf

2.

 Passo 2

1.ok

2.

3.

4.

 Etapa 02

• Passo 01.

1.As séries uniformes de pagamento postecipados são aqueles em que o primeiro pagamento ocorre no momento 1; este sistema é também chamado de sistema de pagamento ou recebimento sem entrada. Pagamentos ou recebimentos podem ser chamados de prestação, representada pela sigla “PMT” que vem do Inglês “Payment” e significa pagamento ou recebimento.

Fonte: http://matematicafinanceira.webnode.com.br/sequ%C3%AAncia%20uniforme%20de%20capitais/

As séries uniformes de pagamentos antecipadas são aquelas em que o primeiro pagamento ocorre na data focal 0 (zero). Este tipo de sistema de pagamento é também chamado de sistema de pagamento com entrada.

Fonte: http://matematicafinanceira.webnode.com.br/sequ%C3%AAncia%20uniforme%20de%20capitais/

2. Pode-se definir uma série uniforme de pagamentos como uma sucessão de recebimentos, desembolsos ou prestações, de mesmo valor, representados por R, divididos regularmente num período de tempo. O somatório do valor acumulado de vários pagamentos, montante, é calculado pela expressão mostrada abaixo e representado no fluxo de caixa da figura 1. Este somatório é deduzido a partir da equação da capitalização composta VF=VP(1+i)n para o cálculo do montante de cada pagamento R. Trata-se, portanto, do cálculo da soma dos termos de uma progressão geométrica limitada, de razão q = 1 + i.

Fonte: http://www2.unemat.br/eugenio/files_financeira/7_serie_de_pagamentos.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com