TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas do Desenvolvimento Econômico

Trabalho acadêmico: Medidas do Desenvolvimento Econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Neste trabalho faremos uma pesquisa referente às medidas de desenvolvimento econômico adotado pelo nosso país. Analisaremos a ascensão das economias do BRIC, a sua importância crescente para a economia global e as tendências que moldarão o seu desempenho. Também relataremos os dados do IDH de nossa cidade, Ponta Porã - MS.

Medidas do Desenvolvimento Econômico

O Desenvolvimento Econômico é um fenômeno histórico que ocorre nos países que realizam sua revolução capitalista, e se caracteriza pelo aumento sustentável da produtividade ou da renda por habitante, acompanhado por um sistemático processo de acumulação de capital e incorporação de processo técnico.Os dois fatores principais para o desenvolvimento econômico são: a taxa de acumulação de capital em relação ao produto nacional e a capacidade de incorporação de progresso técnico à produção.

A existência ou não de uma estratégia nacional de desenvolvimento é a principal determinação da maior ou menor aceleração do desenvolvimento capitalista, pois o crescimento da produtividade de um país dependente diretamente da acumulação de capital e da incorporação de progresso técnico à produção. Investimento e progresso técnico, por sua vez dependem em geral da qualidade das instituições formais (Políticas, Leis) e Informais (Praticas Sociais ou uso e Costumes) que cada sociedade adota.

Para que se tenha o resultado do desenvolvimento econômico de um pais ou Estado existem quatro formas de medidas que são:

O PIB – Produto Interno Bruto;

O Índice de GINI;

A Curva de Lorenz e

IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.

PIB – Produto Interno Bruto

O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.

Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário. Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.

Índice de GINI

Desenvolvido pelo matemático Italiano Conrrado Gini, o coeficiente de Gini é um parâmetro internacional usado para medir a desigualdade de distribuição de renda entre os países.

O Coeficiente varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo do zero menor é desigualdade de renda num país, ou seja, melhor a distribuição de renda. Quanto mais próximo do um, maior a concentração de renda do país. Na pesquisa divulgada em 2009 mostra que o Brasil é 54,4 ou 0,544 relativos ao ano 2008, o que demonstra que o nosso país tem uma alta concentração de renda.

O Índice de Gini é calculado com razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz, um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender as desigualdades.

A curva de Lorenz

É uma representação gráfica constituída a partir da ordenação da população pela renda. Onde a palavra chave é consumo e economia, a curva de Lorenz (ou Curva de Concentração Lorenz) consiste num gráfico muito utilizado pelos economistas e que procura ilustrar a desigualdade existente na distribuição de rendimentos entre as famílias numa determinada economia ou sociedade.

O Gráfico consiste num diagrama em que um dos eixos é colocado a variável rendimento e no outro lado a população, ambos representados por classes percentuais que cabe a cada grupo da população, o que permite fazer uma leitura do tipo: “Os X% da população mais pobre detém Y% do total de rendimentos.”

Quanto mais afastada da diagonal estiver esta linha, maior é a concentração do rendimento, ou seja, maior será a desigualdade na repartição do rendimento entre as famílias. A curva de Lorenz pode ser complementada com o índice de Gini, o qual quantifica o grau de concentração dos rendimentos.

IDH – Índice de Desenvolvimento Humano

É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com