TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado de Capitais

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

MERCADO DE CAPITAIS

Com o mundo cada vez mais globalizado, facilitou-se o mercado acionário que visa investir em empresas através da compra de ações. O mercado de capitais é algo muito importante para o desenvolvimento do país, pois ele traz recursos externos para suprir a necessidade de capital das empresas e consequentemente gerar empregos e renda, tornando assim, o país mais desenvolvido. Para estabelecer a segurança na negociação de ações de pessoas e instituições que realizam estes investimentos, o Sistema Financeiro Nacional tem por finalidade ser o intermédio entre o investidor e a investida garantindo a segurança no momento em que os recursos são emprestados. Os principais órgãos reguladores e fiscalizadores do Sistema Financeiro Nacional são o Conselho Monetário Nacional, Banco Central do Brasil e a Comissão de Valores Mobiliários.

Qualquer pessoa que possua uma renda que não é consumida (poupança), pode realizar um investimento. Cada investimento trará ao seu investidor um retorno, e em muitas vezes, quanto maior esse retorno, maior o seu risco. É possível realizar um investimento imobiliário (terrenos, imóveis e etc.), investimento em títulos e outros. O importante de se investir em um mercado de capitais é o retorno que esse lhe proporciona tanto para o investidor quanto para o investido, e, devido a este fato, que muitas companhias tem se tornado sociedades de capital aberto, pois esta é a condição para que suas ações possam ser negociadas na Bolsa de Valores.

Abrir o capital pode significar muitos benefícios a empresa como a capacidade de financiar investimentos em projetos, gerar recursos no negócio, empréstimos e até aumentar a liquidez patrimonial. Muitos investidores que não sabem como investir seu capital mais querem participar do mercado acionário, tem a opção de investir em fundos de investimentos que nada mais são do que uma aplicação de recursos realizados juntamente com outros investidores e esses investidores adquirem cotas desse capital investido. A partir disto há um gestor que administra esses recursos para valorizar o valor disponibilizado pelos cotistas. Outra forma de investimento são os clubes de investimento, que são parecidos com os fundos de investimento, seus diferenciais estão no número máximo de cotistas que não pode ultrapassar 150 e também pode proporcionar a um dos cotistas ser o gestor deste clube de investimento. Além disto, há uma ferramenta chamada Home Broker que permite aos investidores negociar ações pela internet, uma ferramenta 3


que facilita e torna mais ágil e simples a negociação de ações através da corretora de ações na internet.

Para fomentar o mercado de capitais das pequenas e médias empresas foi criado o Bovespa Mais que traz a essas empresas maior visibilidade para seus investidores. O Novo Mercado, é um segmento de listagem para as negociações das ações emitidas por empresas que tem comprometimento voluntário para adotar práticas de governança corporativa adicionais ao que se exige na legislação e que trazem um grau de segurança ainda maior no direito de seus acionistas e as informações prestadas pelas empresas.

Por fim, o Mercado de Capitais possui diversos índices que trazem informações importantes para a negociação de ações, além de inúmeras formas de investir e vender ações. Baseando-se na economia brasileira, podemos assegurar que realizar investimentos no Mercado das Ações seja qualquer a forma adotada, traz a oportunidade de se obter recursos com a verba aplicada. Diferentemente da poupança, que é corroída pela inflação, traz a falsa sensação de segurança em manter o recurso seguro a uma taxa muito inferior ao que se apresenta a inflação, e que como vimos anteriormente, há uma infinidade de formas de se investir com segurança o capital para se obter um retorno ainda maior, mesmo em tempos de crise econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (876.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com