TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado financeiro no Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Mercado financeiro no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 6

Mercado Financeiro

1 - Coordenar as políticas monetárias, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa é uma das principais atribuições:

D) do Conselho Monetário Nacional, CMN.

J: É um dos principais objetivos da CMN, criada pela lei 4595. Tem por finalidade formular a política da moeda e do crédito, objetivando o progresso econômico e social do país.

2 - É de competência do Banco Central do Brasil:

c) ser depositário das reservas oficiais de ouro e moeda estrangeira;

J: O BACEN nada mais é do que o executor das normas formuladas pelo CMN. O banco Central tem por finalidade cumprir e fazer cumprir as disposições que lhe são atribuídas pelo CMN.

3 - 5) São consideradas autoridades de apoio:

R: E)

CVM, CRSFN, BB, CEF e BNDES.

J: CVM – Comissão de Valores Mobiliários – voltado para o desenvolvimento do mercado de valores mobiliário ( basicamente o mercado de ações e debêntures). Objetivo final é o fortalecimento do mercado de ações.

- BB – Banco do Brasil. Principal executor da política oficial de crédito rural. Conserva funções de banco múltiplo e de banco parceiro do governo federal.

- BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. É a instituição responsável pela política de investimento de longo prazo do governo federal. Tem como objetivo básico impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país.

- CAIXA – Caixa Econômica Federal. (antiga CEF) É responsável pela operacionalização das políticas do governo federal para habitação popular e saneamento básico. Caracterizando-se cada vez mais como o banco de apoio ao trabalhador de baixa renda.

- CRSFN – Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. Órgão integrante do Ministério da Fazenda, tem o objetivo de julgar, em Segunda e última instância, os recursos e interpostos da decisões relativas à aplicação de penalidade administrativas do BACEN e da CVM.

4) As Autoridades Monetárias são formadas por:

R: CMN e BACEN;

J: Pelo CMN e pelo Banco Central do Brasil.

5) Considera-se órgão de execução da política de investimentos do Governo Federal:

R: BNDES.

J: É a instituição responsável pela política de investimento de longo prazo do governo federal. Tem como objetivo básico impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país.

B2

1) É a operação que tem por objetivo proteger uma outra operação contra riscos de correntes de variações negativas. É portanto, uma estratégia usada para compensar investimentos de risco

R: C) Hedge

J: são os usuários dos mercados futuros que, por meio de operações de compra e venda, procuram eliminar o risco de perda determinada por variações adversas nos preços

2) Negociação de mercadoria ou de valores para entrega de pagamento em data futura, pré-estabelecida, mas ao preço do dia da transação

R: C) Mercado a termo

J: Acordo de compra e venda de certo ativo para ser entregue numa data futura e liquidação em prazo determinado, a um preço previamente estabelecido. O contrato obriga uma parte a comprar – e a outra a vender – o ativo-objeto da negociação

3) São operações pelas quais as instituições financeiras e as empresas fazem Hedge. Freqüentemente servem estas operações para “casar” ativos e passivos, isto é, para fazer com que ambas fiquem atreladas às mesmas taxas de juros ou os mesmos indexadores.

R: D) SWAP

J: Swaps são acordos estabelecidos entre duas partes visando a uma troca de fluxos de caixa futuros por um certo período de tempo, obedecendo a uma metodologia de cálculo previamente estabelecida.

Por exemplo, ao se permutar fluxos de caixa associados a moedas internacionais, um agente assume a obrigação da variação de certa moeda e recebe fluxos de caixa expressos em outra moeda.

Uma operação de swap é realizada entre duas partes, sendo geralmente montada por uma instituição financeira. O acordo é registrado na BMF ou na CETIP, as quais não se responsabilizam pela inadimplência das partes envolvidas, ou seja, é uma operação realizada sem garantia.

4) Qual das situações abaixo representa o ganho para um comprador de uma opção de compra e o ganho para o vendedor de uma opção de venda.

R: D) preço final do ativo-objeto superior ao preço do exercício da opção de compra e inferior ao preço do exercício da opçào de venda

J: Resposta está no enunciado. Fácil , interpretação.

5) É o principal veículo de comunicação entre o Banco Central e as Instituições Financeiras. Usa o meio eletrônico:

R: E) SISBACEN.

J: Sistema Eletrônico do Banco Central (Sisbacen). Principal veículo de comunicação entre o Bacen e as instituições Financeiras

EXAME

1) Quais as formas de ações existentes no mercado para compra atualmente?

R: D) Nominativas

J: Quanto à forma, as ações, pela própria legislação, podem ser ao portador ou nominativas; as últimas representadas por cautelas ou certificados com o nome do proprietário e registradas em livro próprio. As ações ao portador, muito utilizadas e preferidas até a década de 1990, foram extintas pelo Plano Collor. Hoje, a quase totalidade das ações negociadas não possui cautelas, isto é, é escritural.

2) O objetivo básico do Ibovespa é o de refletir:

R: A) Desempenho médio dos negócios à vista ocorridos nos pregões da Bolsa de Valores de São Paulo. A carteira teórica do índice procura testar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com