TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercados: demanda, oferta e seus determinantes

Seminário: Mercados: demanda, oferta e seus determinantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Seminário  •  9.280 Palavras (38 Páginas)  •  908 Visualizações

Página 1 de 38

Conceitos importantes:

1) Mercados: demanda, oferta e seus fatores determinantes

2) As curvas de demanda e de oferta: demanda x quantidade demandada, oferta x quantidade ofertada

3) Preços máximos e mínimos

4) Bens normais e inferiores

5) Bens relacionados: substituição e complementaridade

6) Estruturas de mercado: concorrência perfeita, monopólio, oligopólio, concorrência monopolística, monopsônio e oligopsônio.

Observação:

Nas questões que envolvem determinação de preços, supõe-se, a não ser que se indique o contrário, que as curvas de demanda e de oferta tenham o formato “normal”: a curva de demanda descendente (“lei da demanda”) e a curva de oferta ascendente (“lei da oferta”), da esquerda para a direita, em um gráfico cujo eixo vertical mede os preços e cujo eixo horizontal mede as quantidades transacionadas. Além disso, devem prevalecer condições de concorrência perfeita, de tal forma que o preço tenda ao “preço de equilíbrio” determinado pela interseção das duas curvas.

NOÇÕES DE MICROECONOMIA: OFERTA, DEMANDA E PREÇOS

1. O preço médio das propriedades imobiliárias nos Estados Unidos, por unidade de área, é inferior àquele observado na Grã-Bretanha. Com base no papel representado pelos preços nas economias de mercado, justifique essa afirmativa, suponha que as curvas de demanda são similares.

Um mercado é um grupo de compradores e vendedores de um determinado bem ou serviço: os compradores e vendedores, como grupos distintos, determinam, respectivamente, a demanda e a oferta de mercado. A interação entre essas duas forças determina os preços dos diferentes bens e serviços da economia. Uma vez que os recursos escassos precisam ser alocados entre usos que competem entre si, consideram-se os preços sinais que orientam sua alocação: são mecanismos de racionamento de recursos escassos.

Quanto à assertiva, pode-se justificá-la da seguinte maneira: em razão de uma oferta mais limitada, a terra é um bem menos disponível na Grã-Bretanha do que nos Estados Unidos; como decorrência, e considerando que o nível médio de renda não, o preço é mais elevado no primeiro caso. O maior preço reflete a maior escassez relativa. Os preços funcionam, desse modo, como mecanismo de racionamento entre os compradores. As terras britânicas serão, assim, destinadas aos demandantes que apresentarem maior disposição a pagar seu elevado preço.

2. Responda, com base nas variáveis que influenciam a demanda por um bem: qual a diferença entre variação na quantidade demandada e variação na demanda?

Ocorre variação na quantidade demandada quando há um aumento ou uma redução nas intenções de compra provocados por variações no preço do produto. Nesse caso, há um movimento ao longo de uma mesma curva de demanda. A curva de demanda não muda de posição.

Ocorre variação na demanda quando há uma alteração em qualquer das outras variáveis que influenciam a demanda por um bem. Nesse caso, há um deslocamento de toda a curva de demanda, pois, a cada preço, os consumidores passam a demandar uma quantidade diferente da que demandavam antes de ocorrer a alteração considerada. A nova curva de demanda estará à direita (esquerda) da anterior, caso as intenções de compra, a cada preço, tenham aumentado (diminuído). Em resumo, tem-se o seguinte:

Variável Efeito da alteração na variável

Preço Movimento ao longo da curva

Renda Deslocamento da curva

Preço dos bens relacionados Deslocamento da curva

Gostos/Preferências Deslocamento da curva

Expectativas Deslocamento da curva

Número de compradores Deslocamento da curva

3. Responda, com base nas variáveis que influenciam a oferta de um bem: qual a diferença entre variação na quantidade ofertada e variação na oferta?

Ocorre variação na quantidade ofertada quando há um aumento ou uma redução nas intenções de venda provocados por variações no preço do produto. Nesse caso, há um movimento ao longo de uma mesma curva de oferta. A curva de oferta não muda de posição.

Ocorre variação na oferta quando há uma alteração em qualquer das outras variáveis que influenciam a oferta por um bem. Nesse caso, há um deslocamento de toda a curva de oferta, pois, a cada preço, os vendedores passam a ofertar uma quantidade diferente da que ofertavam antes de ocorrer a alteração considerada. A nova curva de oferta estará à direita (esquerda) da anterior, caso as intenções de venda, a cada preço, tenham aumentado (diminuído). Em resumo, tem-se o seguinte:

Variável Efeito da alteração na variável

Preço Movimento ao longo da curva

Preço dos insumos Deslocamento da curva

Tecnologia Deslocamento da curva

Expectativas Deslocamento da curva

Número de vendedores Deslocamento da curva

4. Indique, na situação abaixo, quando ocorre variação na quantidade demandada e quando ocorre variação na demanda.

a) Uma super-colheita de trigo reduz os preços do pão. Mostre a alteração ocorrida nas intenções de compra de pão.

b) Um aumento no rendimento dos consumidores aumenta seu desejo de comprar televisores, o que faz subir os preços desses aparelhos.

c) Um aumento do ICMS (Imposto sobre circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a gasolina faz aumentar o preço do combustível.

d) Com a chegada do verão, o preço das roupas de inverno diminui.

a) Pode-se supor que a supersafra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.2 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com