TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia e Macroeconomia

Resenha: Microeconomia e Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  Resenha  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Microeconomia e Macroeconomia:

A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Os desdobramentos lógicos desses problemas levam ao estudo do comportamento econômico individual de consumidores, e firmas bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles. A Microeconomia é considerada a base da moderna teoria econômica, estudando suas relações fundamentais.

A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências (a partir de processos microeconômicos) da economia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controlo inflacionário.

Um conceito fundamental à macroeconomia é o de sistema econômico, ou seja, uma organização que envolva recursos produtivos, onde devemos ter em mente que o grande agente econômico é o governo.

A inflação

É o aumento persistente dos preços em geral, de que resulta uma contínua perda do poder aquisito da moeda. É um fenômeno monetário. Podemos complementar o conceito indicando que a inflação é o aumento contínuo e generalizado nos preços, afetando a distribuição de renda; eleva as taxas de juros nominais; desconfigura a noção de preços relativos; reduzem os prazos das aplicações finaceiras; aumenta a dívida do governo, entre outros registrado por um índice de preços e, se os preços sobem compraremos cada vez menos com o dinheiro que temos em mãos.

.

Podemos verificar a influência dessa sobre a economia através da mídia. Por exemplo, A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), considerada uma prévia da inflação oficial usada nas metas do governo, acelerou para 0,27% em setembro, após subir 0,16% em agosto, de acordo com divulgação desta sexta-feira (20) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa atribui o avanço do indicador à variação de preços dos transportes, que passou de uma deflação de 0,30% em agosto para uma alta de 0,30% no mês seguinte, ainda que itens como etanol e gasolina tenham ficado mais baratos.

O IBGE explica que a aceleração da taxa do grupo se deve ao fim da queda das tarifas dos ônibus urbanos, que ficaram estáveis em setembro, depois de registrarem queda de 1,02% em julho e de 1,69% em agosto - "isso combinado com a alta das passagens aéreas, que chegaram a atingir 16,08% e se constituíram no impacto mais expressivo no índice do mês, com 0,07 ponto percentual".

Seguiram o mesmo comportamento do grupo transportes e reverteram a deflação: vestuário (de -0,12% para 0,37%) e alimentação e bebidas (de -0,09% para 0,04%). No caso dos artigos de vestuário, com a entrada da nova coleção no mercado, as roupas femininas 0,65% mais caras.

Nos alimentos, os principais destaques ficaram com os derivados de trigo: pão francês (2,80%), farinha de trigo (2,68%), pão doce (1,94%) e macarrão (1,46%). Também mostraram alta no leite longa vida (2,34%), frutas (1,88%), lanche (0,77%) e refeição consumida fora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com