TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia e Macroeconomia

Projeto de pesquisa: Microeconomia e Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.499 Palavras (10 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 10

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Araranguá

2013

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e Sociedade.

Orientadores: Profº. Thiago Nunes Bazoli, Profª. Regina Malassise, Profª. Marcia Bastos, Profº. Marcelo Viegas, Profº. Ivan Campos.

Araranguá

2013

Sumário

1. Introdução........................................................................................................04

2. Desenvolvimento............................................................................................05

3. Microeconomia e Macroeconomia.................................................................05

4. Métodos Quantitativos...................................................................................07

5. Ética, Política e Sociedade.............................................................................09

6. Conclusão.......................................................................................................10

7. Referências.....................................................................................................11

1 Introdução

Nas linhas que seguem serão abordados aspectos relacionados á Microeconomia e Macroeconomia, Métodos quantitativos aplicados á gestão empresarial e Ética, política e sociedade. Onde serão relacionados os fatores que giram em torno da sociedade, como a economia de um país, o quanto as pessoas sofrem com a inflação nos produtos que obrigatoriamente precisam ter para sobreviver, as políticas e decisões que precisam tomar em suas vidas e os impactos que as estatísticas causam sobre as empresas.

Primeiramente será tratado sobre inflação, taxas de juros e câmbio, onde esses termos estão relacionados com o cotidiano do brasileiro, sendo importante serem abordados para futuros administradores e gerentes.

Segundo os métodos quantitativos aplicados á gestão empresarial, nos dias de hoje os administradores mais bem sucedidos são aqueles capazes de entender as informações e usá-las de maneira correta. Neste modo os métodos quantitativos e os conceitos estatísticos são notavelmente aplicados á gestão empresarial, auxiliando-os na tomada de decisões no seu ambiente empresarial.

Finalizando iremos abordar ética, política e sociedade, sendo essencial para a vida do ser humano, fazendo com que saibam lidar com os problemas da rotina diária administrativa, sabendo tomar decisões importantes e se postando o mais ético possível.

2 Desenvolvimento

3 Microeconomia e Macroeconomia

A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços. Inflação pode ser dividida em:

Inflação de Demanda

É quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. As chances de a inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos. Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica e baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.

Inflação de Custos

É associada à inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento. As causas mais comuns da inflação de custos são: os aumentos salariais fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; o aumento do custo de matéria-prima que provoca um super aumento nos custos da produção, fazendo com que o custo final do bem ou serviço aumente; e, por fim, a estrutura de mercado que algumas empresas aumentam seus lucros acima da elevação dos custos de produção.

Índices de Inflação

A inflação possui vários índices entre eles o IGP (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico).

Exemplo:

“A inflação deverá ficar próxima de 6% em todos os anos do mandato da presidente Dilma Rousseff, segundo estimativas divulgadas nesta segunda-feira (30) pelo Banco Central, por meio do relatório de inflação do terceiro trimestre deste ano. De acordo com a autoridade monetária, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que baliza o sistema de metas de inflação do governo federal, deverá somar 5,8% em 2013 e 5,7% em 2014”.

Esses números mostram que houve uma queda na estimativa de inflação para este ano e um crescimento na previsão para 2014.

Taxa de Juros

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com