TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia e Macroeconomia

Projeto de pesquisa: Microeconomia e Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.712 Palavras (7 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho tivemos a oportunidade de visitar uma microempresa, de ver na prática tudo aquilo que foi abordado durante este semestre em relação a Microeconomia e Macroeconomia, aos Métodos Quantitativos e a Ética, Política e Sociedade, essas informações servirão para engrandecer ainda mais nossos conhecimentos.

Falaremos ainda sobre comportamento dos clientes em relação à concorrência, influência da inflação nos preços, enquadramento da empresa e suas políticas públicas e seu impacto na sociedade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Microeconomia e macroeconomia

A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Os desdobramentos lógicos desses problemas levam ao estudo do comportamento econômico individual de consumidores, e firmas bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles. A Microeconomia é considerada a base da moderna teoria econômica, estudando suas relações fundamentais. Macroeconomia é uma das divisões da ciência econômica dedicada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo. A macroeconomia é um dos dois pilares do estudo da economia, sendo o outro a microeconomia.

2.1.1 Empresa

A Empresa cujo nome fantasia é HIDRAULICAR trabalha com o comércio de peças e acessórios para veículos automotores, fornecendo peças de substituição e trocas de óleo, escapamentos eprensas de mangueiras hidráulicas.

2.1.2 Perfil dos clientes

Pelo fato de que a empresa trabalha com produtos que são muito visados no mercado, a empresa não possui uma clientela específica. A mesma é visitada diariamente por várias pessoas, clientes de várias idades, escolaridades e de poder aquisitivos diversos, pois atuam no ramo de manutenção de veículos automotores de qualquer ano e modelo, clientes principalmente do sexo masculino, muitos deles fazendeiros e caminhoneiros.

2.1.3 Comportamento dos consumidores

Alguns clientes são bem exigentes procuram por produtos de primeira linha e quando não tem alguns esperam que o produto chegue. Esses clientes não usam produtos similares, querem peças originais, para terem uma garantia maior do produto. Outros exigem produtos mais baratos não importando com a qualidade. Os consumidores são mais exigentes com relação a troca de óleo, pedem sempre o produto recomendado para o seu veiculo e quando não sabem pedem a orientação do profissional para que seu motor tenha uma vida útil maior. Gostam mais dos produtos da Mobil e Shell. Quando há um reajuste nos preços reclamam, mas acabam levando o produto, pois sabem que é o melhor e em último caso quando não tem opção eles trocam por uma marca similar, desde que tenha a mesma PI e Viscosidade. Nos casos de troca de óleo quando a quilometragem esta vencendo osclientes vão à loja para fazer a manutenção, isso ocorre mais ou menos a cada seis meses e fazem uma revisão completa, gastam em média R$ 120,00 pelos produtos e serviços prestados e pagam geralmente à vista ou nos cartões de credito parcelado ou débito.

2.1.4 Reajuste de preços

A empresa faz reajustes nos preços somente quando as mercadorias sofrem alterações, que são repassadas pelos fornecedores. Se a mercadoria estiver no estoque a tendência é de se manter os preços.

2.1.5 Interferência da inflação nos preços

Os preços são influenciados pela inflação, uma vez que há alterações no mercado externo, como por exemplo o óleo que são reajustados à medida que há aumento dos combustíveis e no caso de peças, em especial mangueiras onde na maior parte são importadas.

2.1.6 Quando aumentar os preços

O ponto mais importante é que o cliente saia satisfeito, por isso quando vai acontecer algum reajuste, observa-se a saída do produto, se os concorrentes também farão algum reajuste, se o produto não vai ficar nas prateleiras, tudo isto é levado em conta.

2.1.7 Formas de pagamentos

A empresa paga alguns de seus fornecedores através de boletos bancários, fazendo sempre uma pesquisa antes de comprar qualquer produto, às vezescompra à vista quando o desconto e bom para se fazer estoque. Comparando os preços a empresa visa um lucro melhor, assim pode negociar com seus clientes melhores preços e formas de pagamento.

2.1.8 Concorrentes

Na nossa cidade existem apenas duas empresas com este ramo de negócios, e existe uma concorrência desleal por parte da outra empresa ,os donos da outra empresa compra produtos de terceira para vender mais barato e conquistar os clientes, dizendo que são de primeira ,comprando produtos adulterados, por isso adotamos uma politica de confiança e credibilidade para com os nossos clientes. Às vezes o preço da concorrência é melhor que os nossos, mais o atendimento e a mão-de-obra qualificada fazem a diferença, conquistando os clientes.

2.2METODOS QUANTITATIVOS

A Estatística e seus métodos quantitativos estão presentes na grande maioria das organizações, seja na análise de dados ou na estimativa de metas. O estudo de avaliação de investimentos se refere basicamente às decisões de aplicações de capital em projetos que prometem retornos por vários períodos consecutivos. O tema se insere no âmbito da administração financeira em longo prazo, promovendo repercussões importantes sobre o desempenho futuro da empresa e, ainda em termos agregados, sobre o crescimento da economia.

Uma empresa, em determinado instante, pode ser vista como um conjunto de projetos de investimento em diferentesmomentos de execução. O seu objetivo financeiro, ao avaliar alternativas de investimento, é o de maximizar a contribuição marginal desses recursos de capital, promovendo o incremento de sua riqueza líquida É importante ressaltar que o investimento de capital se apresenta geralmente como uma parte (algumas vezes pequena) do processo de tomada de decisões empresariais. Frequentemente, objetivos estratégicos se apresentam como fatores decisórios relevantes na seleção de projetos de investimentos.

Esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com