TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia e macroeconomia: métodos quantitativos e ética, política e sociedade

Relatório de pesquisa: Microeconomia e macroeconomia: métodos quantitativos e ética, política e sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.207 Palavras (9 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

TIAGO GOMES DA COSTA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL

TERESINA/2013

TIAGO GOMES DA COSTA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Microeconomia e macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, política e sociedade; Seminário.

Orientadores: Professores: Regina Malassise, Marcelo Viegas, Sanches, Marcia Bastos, Henry Nonaka.

TERESINA/2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................03

MACROECONOMIA E MICROECONOMIA..............................................................05

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL..............08

ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE............................................................................09

CONCLUSÃO............................................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................12

INTRODUÇÃO

No âmbito administrativo é possível constatar que a s informações econômicas são cada vez mais indispensáveis para o conhecimento na área empresarial. É importante que o administrador esteja atento às informações repassadas através dos veículos de comunicação no que se refere à juros, inflação, dentre outras que podem favorecer ou prejudicar o desenvolvimento de uma organização empresarial.

Sendo assim, este trabalho tem como objetivo relatar informações à respeito das disciplinas estudadas no primeiro semestre que são a microeconomia e macroeconomia, métodos quantitativos e a ética, política e sociedade, a fim de que o conhecimento nessa área, torne-se ainda mais abrangente e enriquecedor.

1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A microeconomia se dedica a estudar o comportamento dos agentes individuais, tais como as famílias, as empresas e os governos. A Microeconomia procura explicar as escolhas feitas por esses agentes e as interações que ocorrem entre eles nos mercados. A Microeconomia busca responder a questões que estão relacionadas a mudança de comportamento do consumidor frente a alterações no mercado, alterações de preços nos produtos.

A Macroeconomia tem como preocupação estudar os fatos referentes a toda economia. Ao invés de se preocupar com a produção e os preços de um produto específico, a Macroeconomia busca compreender a produção total e o nível geral de preço da economia.

A Macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.

O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes.

A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo. A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:

• Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.

• Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

• Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.

• Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.

• Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço.

Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço. A microeconomia se preocupa em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção.

Divide-se em:

• Teoria do Consumidor: Estuda a preferência do consumidor analisando seu comportamento, suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado.

• Teoria de Empresa: Estuda a reunião do capital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com