TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia e macroeconomia, métodos quantitativos, ética, política e sociedade

Pesquisas Acadêmicas: Microeconomia e macroeconomia, métodos quantitativos, ética, política e sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.554 Palavras (11 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL 6

4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 10

5 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Objetivando mostrar a evolução das últimas décadas, o comércio se viu obrigado em avançar mais e mais nos diversos setores da economia. O setor varejista, principalmente o supermercadista, vive um momento de estruturação, influenciado pelas transformações que têm ocorrido na economia brasileira.

No intuito de alcançar seus objetivos, as organizações, as estratégias são uteis e muitas vezes necessárias.

Neste trabalho vamos abordar e esclarecer a respeito microeconomia e macroeconomia, métodos quantitativos e ética, politica e sociedade. Veremos os principais aspectos relacionados ao mercado.

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA, MÉTODOS QUANTITATIVOS, ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.

Supermercado CompraBem

O Supermercado CompraBem é uma organização privada e foi criado em 2010 e suas atividades também se iniciam no mesmo ano, a partir da ideia de um casal de pequenos empresários da cidade já no ramo. Eles possuíam uma pequena mercearia e viram a necessidade de ampliar o negocio.

Como é do conhecimento a macroeconomia é a parte da economia que se encarrega de estudar o funcionamento econômico em geral, bem como as políticas econômicas que são adotadas em larga escala, por exemplo, em um país.

Assim a microeconomia se encarrega do comportamento de cada ator econômico de forma individual, como podem ser as famílias, as empresas ou os trabalhadores.

Em resumo a microeconomia analisa o comportamento de indivíduos e empresas, assumindo que agregados como rendimento nacional ou a taxa de desemprego se mantém constantes.

Já a macroeconomia analisa o comportamento de agregados como o rendimento nacional e a taxa de desemprego, ignorando as diferenças entre os indivíduos. [...] uma ciência social que estuda como o individuo e as sociedades decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribui-los entre as varias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas da melhor maneira possível (VASCONCELLOS, 2006, P.2).

O supermercado CompraBem vende os mais diversos produtos de consumo para clientes de todas as faixas-etárias de renda. A grande maioria de clientes são mulheres com escolaridade que vai desde as pessoas sem grau de escolaridade até aquelas de nível superior. Geralmente são pessoas casadas, donas de casa, e famílias com filhos.

A maioria dessas pessoas que vai ao mercado, vai uma ou duas vezes ao mês para fazer as compras e gastam em torno de 300 reais por vez e o meio de pagamento utilizado é sempre o mesmo de pagar a vista pelas compras.

Os consumidores do supermercado CompraBem geralmente compram mais produtos de gênero alimentício, mas também todos os outros produtos de consumo do gênero alimentício.

O supermercado CompraBem revisa regularmente o preço dos seus produtos para o aumento quando necessário e também para fazer algumas promoções durante o ano em épocas especiais como dia das mães, São João, Natal, etc. as decisões para isto são tomadas pela direção do estabelecimento.

Os preços dos produtos são aumentados de acordo com a inflação. Portanto a inflação do país interfere no preço dos produtos.

A forma de pagamento aos fornecedores na maioria das vezes é por meio de cheque pré-datado e ainda por deposito bancário online. Mas também há outras formas como pagamento a vista e em espécie.

Na cidade existe outros mercados e também supermercados, como mercadinho Lima, mercado Roma, etc. e as estratégias de vendas por parte desses concorrentes ocorre de maneira similar ao supermercado em questão com produtos a vista e em exposição, propaganda no rádio, propaganda volante e panfletos espalhados pela cidade.

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

É notável que estatística tem suas primeiras aplicações associadas as necessidades do Estado de maneira solida e, de ter uma fonte de informações agrupadas para poder formular politicas publicas. Assim, dados econômicos e demográficos davam suporte aos estudos da administração publica e em especial para finalidades militares e tributárias.

A Estatística e seus métodos quantitativos estão presentes na grande maioria das organizações, seja na análise de dados ou na estimativa de metas, e no Supermercado Aliança não é diferente.

Diante do caso estudado é notável dizer que os métodos são formados por três colunas, sendo: Medidas Descritivas, Números-Índices e Deflação de dados. Dentro das medidas descritivas há três divisões, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão e Técnicas de Amostragem Probabilística.

As medidas descritivas exibe um conjunto de dados de forma organizada e sucinta, utilizando as suas estatísticas. Uma das ferramentas são as medidas de tendência central, que lida com dados numéricos que observa as tendências desses conglomerados em torno de um valor central, utilizando as ferramentas de média, de moda e de mediana.

Já as medidas de dispersão tem a função de descrever os dados quando se refere o grau de afastamento dos valores em relação ao valor central. Este por sua vez é classificado em heterogêneo e homogêneo, utilizando como ferramenta a amplitude, o desvio padrão, o desvio médio e a variância.

Atualmente, os meios informatizados dos quais dispõem os indivíduos e as organizações possibilitam que aplicações de alta complexidade sejam desenvolvidas a partir de um conjunto mínimo de conhecimentos sobre tratamento de dados. Dentre os conjuntos de técnicas capazes de oferecer ferramentais eficazes para esses tratamentos, destacam-se os estatísticos, geralmente muito bem fundamentados e testados empiricamente. Esses métodos são desenvolvidos e testados no ambiente acadêmico e de pesquisa de diversas áreas, tais como economia, contabilidade e, principalmente, nas áreas das ciências biológicas, em especial pela utilização das técnicas que permitem o estudo de causa e efeito das doenças (GARCIA, 2010, p. 3-4).

E as técnicas de amostragem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com