TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia е Macroeconomia

Artigo: Microeconomia е Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Artigo  •  207 Palavras (1 Páginas)  •  452 Visualizações

Macroeconomia e Microeconomia

Microeconomia trata do comportamento das empresas, famílias, e indivíduos quando a Macroeconomia estuda o funcionamento da economia de um país de uma forma mais abrangente. O estudo das formas de mercado avalia o tamanho e a capacidade que tem uma empresa para deter poder de mercado e definir o preço de um produto homogêneo. Às vezes as condições para detê-la poder de mercado são restritas, existindo muito poucos mercados com o pleno poder. Portanto algumas estruturas podem servir somente como ponto de referência para avaliar outros mercados no mundo real.

Serão apresentadas de forma breve as principais estruturas de mercados consideradas teorias econômicas, como concorrência perfeita, monopólio, competição monopolística e com maior enfoque e mais detalhada o oligopólio, que é predominante.

A Concorrência Perfeita é caracterizada por uma estrutura de mercado onde existe um grande número de produtores e consumidores, onde nenhuma empresa consegue ter influência sobre o preço de mercado. O preço de equilíbrio é dado pelas forças de oferta e demanda.

Homogeneidade do produto. - Supõe que não existe diferença entre os produtos.

Transparência do mercado. - Todos os participantes têm pleno conhecimento das condições gerais em que opera o mercado.

Liberdade de entrada e saída de empresas. - Facilidade da empresa em entrada e saída da atividade

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com