TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microempresa individual

Projeto de pesquisa: Microempresa individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.066 Palavras (9 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 9

1 DESENVOLVIMENTO

A Esfiha Juventus, conseguiu se erguer e tomar novamente a frente do mercado em sua região, após a decisão de Celso Abrahão de assumir o negócios da família.

Ao chegar na Casa de Esfiha, Celso percebeu que muita coisa poderia ser feita, e assim resolveu assumir o cargo na administração, com seus conhecimentos em engenharia mecânica, optou pela administração da produção.

Segundo Oliveira [ 200 - ?] nos explica que a administração de produção é o conjunto de atividades que criam bens e serviços por meio do processo de transformação de entradas e saídas.

Gabriel (2014), relata que a administração de produção, tem como objetivo:

• Analisar as etapas de um projeto de desenvolvimento de produtos/serviços;

• Identificar os tipos de processos;

• Diferenciar os tipos de tecnologias;

• Distinguir os tipos de arranhos físicos;

• Examinar um projeto de rede de produção.

A leitura do texto nos faz entender que a casa de esfiha está tentando competir, utilizando a estratégia de operações.

As operações consistem na atomização do processo produtivo, ou seja, dividir o processo em diversas partes, quanto menor possível.

Oliveira (2014 apud Slack et al 2000):

todas as partes da organização são operações. Isso implica que, em uma organização, todos os gerentes de uma organização são, em alguma extensão, gerentes de produção. Precisam organizar eficazmente seus recursos de input, da mesma forma que ocorre na produção de bens e serviços.

O mesmo autor também nos lembra que devemos distinguir entre dois significados de produção:

 produção como função, que significa a parte da organização que produz bens e serviços para consumidores externos da organização; e

 produção como atividade, que significa qualquer transformação de recursos de input para produzir bens e serviços para clientes internos e externos.

Uma das estratégias de operações utilizada pela empresa e que ficou bem clara no texto é a Flexibilidade.

Segundo (Ritzman & Krajewski, 2004), flexibilidade é uma característica das operações que permite que a empresa reaja às necessidade do cliente de modo rápido e eficiente. Nesse caso podemos citar a necessidade do serviço de delivery que não existia na empresa.

A estratégia da flexibilida pode ser considerada Vencedora, no que se refere as rápidas mudanças de ambiente de uma empresa, incluindo as necessidades e expectativas dos clientes e a capacidade de acomodar essas mudanças.

Muitos entendem que produção é só a parte da manufatura de um produto, mas a produção está presente em várias áreas das empresas, nesse caso englobando a produção em seu sentido geral, podemos dizer que ela poderá ajudar a Esfiha Juventus na competição mercadológica, utilizando a área de marketing, onde poderão ser desenvolvidas novas estratégias de promoções e propagandas.

A área de RH poderá auxiliar no processo fornecendo treinamentos que capacitem e motivem os colaboradores.

Com a globalização surgiu a facilidade em se tornar um empreendedor, antigamente a burocrácia para se abrir um negócio era muito grande, pois não havia cadastros de microempresas ou de microempresas individuais.

Hoje é possível abrir seu próprio negócio sendo um MEI (microempreendedor individual).

De acordo com o Portal do Empreendedor :

Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

A fim de responder a questão 3 da disciplina Administração de Produção, aproveitamos a sugestão de site para pesquisa, onde tivemos acesso às informações solicitadas:

A Formalização do Microempreendedor Individual poderá ser feita de forma gratuita no próprio portal, no campo FORMALIZE-SE.

Após o cadastramento do Microempreendedor Individual, o CNPJ e o número de inscrição na Junta Comercial são obtidos imediatamente, não sendo necessário encaminhar nenhum documento (e nem sua cópia anexada) à Junta Comercial. O Microempreendedor Individual também poderá fazer a sua formalização com a ajuda de empresas de contabilidade que são optantes pelo Simples Nacional e estão espalhadas pelo Brasil.

Atividades permitidas: são diversas, escolhemos algumas para destaque: aplicador agrícola, artesão, arquivista, borracheiro, caminhoneiro, comerciantes (diversos), depilador, digitador, sorveteiro, técnico (diversas áreas), tintureiro, vendedor, entre outros.

Responsabilidades e Obrigações:

* Obtenção de alvará : A concessão do Alvará de Localização depende da observância das normas dos Códigos de Zoneamento Urbano e de Posturas Municipais.

* Relatório Mensal das Receitas Brutas: todo mês, até o dia 20, o Microempreendedor Individual deve preencher (pode ser manualmente), o Relatório Mensal das Receitas que obteve no mês anterior. Deve anexar ao Relatório as notas fiscais de compras de produtos e de serviços, bem como das notas fiscais que emitir.

* Declaração Anual Simplificada : todo ano o Microempreendedor Individual deve declarar o valor do faturamento do ano anterior. A primeira declaração pode ser preenchida pelo próprio Microempreendedor Individual ou pelo contador optante pelo Simples, gratuitamente.

Ao preencher e entregar a GFIP, o Microempreendedor Individual deve depositar o FGTS, calculado à base de 8% sobre o salário do empregado. Além disso, deverá recolher 3% desse salário para a Previdência Social.

Com esse recolhimento, o Microempreendedor Individual protege-se contra reclamações trabalhistas e o seu empregado tem direito a todos os benefícios previdenciários como, por exemplo, aposentadoria, seguro-desemprego, auxílio por acidente de trabalho, doença ou licença maternidade.

Cuidados que o microempreendedor deve ter:

* Documentação: o Microempreendedor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com