TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos de estruturas de mercado

Artigo: Modelos de estruturas de mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Artigo  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

As estruturas de mercado referem-se à organização dos mercados e de seus componentes. Estudar essas estruturas, também chamadas formas de mercado serve para: analisar o tamanho das empresas, a diferenciação dos produtos, a transparência do mercado, os objetivos dos participantes, o acesso de novas empresas, o poder de mercado, a definição de preços de produtos homogêneos.

No mercado de bens e serviços, as formas de mercado, segundo essas características, são: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.

A diferença maior entre esses modelos está ligada ao objetivo proposto, aumentar os lucros, a participação no mercado, a margem de rentabilidade sobre os cursos, etc.

O preço e quantidade de equilíbrio de um dado bem ou serviço são determinados pela quantidade de demanda e oferta no mercado, e conseqüentemente dependerão da particular forma ou estrutura desse mercado, se é competitivo, se muitas empresas produzem certo produto, etc.

As várias formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente de três características: (KUPFER, 2002).

_ número de empresas que compõem esse mercado;

_tipo do produto (se as empresas fabricam produtos idênticos ou diferenciados);

_existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.

Monopólio: existe apenas um fornecedor de determinado produto, onde é responsável pelos preços e quantidades dos bens e serviços ofertados. Os consumidores não têm opção de compra, assim o lucro no monopólio é maior e a quantidade vendida é menor.

Oligopólio: caracteriza-se pelo reduzido número de empresas, em que uma depende da outra para a tomada de decisões, sendo essas em relação à preços, qualidade, propaganda, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com