TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do “Processo de planejamento de demanda” para novos modelos no mercado de celulares

Por:   •  6/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.546 Palavras (15 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 15

ESCOLA SUPERIOR DE ENGENHARIA E GESTÃO

Análise do “Processo de planejamento de demanda” para novos modelos no mercado de celulares

Carlos Henrique Oliveira de Assis Junior

SÃO PAULO

JUNHO de 2016


ESCOLA SUPERIOR DE ENGENHARIA E GESTÃO

Análise do “Processo de planejamento de demanda” para novos modelos no mercado de celulares

Projeto de pesquisa apresentado à Escola Superior de Engenharia e Gestão como requisito para aprovação na disciplina Trabalho Interdisciplinar 2.

SÃO PAULO

JUNHO de 2016

 Sumário

1.        Resumo        

2.        Introdução        

3.        Justificativa e Delimitação        

4.        Objetivos        

5.        Justificativa        

6.        Revisão Bibliográfica        

7.        Estudo de Caso        

8.        Análises e resultados        

9.        Conclusão        

10.        Bibliografia        


  1. Resumo

O uso de telefones móveis estava crescente nos últimos anos, logo a demanda por tal recurso é alta e a tecnologia avança rapidamente. Neste trabalho, pretende-se apresentar um método de previsão de demanda aplicado para novos modelos nesse mercado específico. Para a análise, serão usadas duas abordagens: qualitativa e quantitativa. Na análise qualitativa, serão utilizados dados macroeconômicos e, na análise quantitativa, serão usados dados históricos aplicados a um método estatístico adaptado ao ciclo de vida do telefone.

Palavras chave: previsão de demanda; ciclo de vida; celulares; Minitab; análise qualitativa e quantitativa.

The use of cellphones is nowadays increasing over the years, which means that the demand for this resource is high and the technology increases rapidly. On this paper, it is intended to present a way of make the forecast of new models on this specific market. In order to do that, two ways of approach will be used: qualitative and quantitative. On the qualitative border, it will be used macroeconomic data and on the quantitative border it will be used historical data applied to a statistical method adapted on the product life cycle.

Keywords: demand forecast; life cycle; cell phones; Minitab; quantitative and qualitative analysis.


  1. Introdução

No último ano, o setor de celulares tem enfrentado forte queda em vendas, segundo a IDC Brasil (International Data Corporation), a queda nas vendas foi de 13,4% comparada a 2014. A partir disso, entende-se que o mercado de celulares passa por um momento de dúvidas, pois em 2016, espera-se uma retração ainda maior, de 13% em relação a 2015, isto coloca a expectativa de crescimento do mercado brasileiro em cheque.

Entre os motivos da expectativa negativa sobre o mercado, estão a alta do dólar, a guerra de preços e a incerteza política que assola o país, fatos que contribuem para a retirada ou adiamento de investimentos, além do desemprego no setor.

Empiricamente, uma tendência se tornou unânime entre os fabricantes nos últimos cinco anos: fazer telefones com melhores especificações de câmera, processador e maior acessibilidade à internet e redes sociais, por exemplo rede 3G, e posteriormente a rede 4G.

A demanda de celulares para 2016 é estimada em 41 milhões de aparelhos, segundo a IDC, dos quais mais de 90% são smartphones. Além da proporção de smartphones, o mercado brasileiro também apresenta uma maior tendência para celulares Open (modelos que não são associados a nenhuma operadora), fator que especialistas atribuem ao fácil acesso a portabilidade adquirido nos últimos anos. Outros fatores, como preferência a uma certa faixa de preços ou certas cores dos aparelhos, são dados mais regionalizados, para os quais não há pesquisas sólidas, somente dados internos recolhidos pela empresa do segmento e não disponíveis.

Em relação às especificidades logísticas do território brasileiro, existem alguns pontos de atenção, segundo dados internos:

  1. Ciclo de vida curto (prazo médio de 240 a 300 dias);
  2. Deve-se observar a necessidade de um planejamento adequado para a cadeia de suprimentos, do fornecedor até a venda do produto acabado. Destaca-se o desafio da distribuição do produto final de um pólo centralizado do país para diversas regiões;
  3. Na cadeia de suprimentos, aproximadamente 70% dos insumos são produzidos fora do Brasil, tornando o planejamento de suprimentos crucial para a articulação entre as fases de produção de insumos, recebimento, produção do produto final e venda.

Ao se planejar a demanda de celulares, os desafios são diversos, passam pelo planejamento do ciclo de vida, pela necessidade de suprir em tempo ótimo e na quantidade adequada, a fim de evitar acúmulo de inventário e também custos adicionais. Para a maximizar lucros e minimizar custos, boa parte das indústrias adota como padrão o processo de S&OP (Sales & Operations) de forma bastante difundida, de modo a integrar processos entre a fabricação, distribuição e venda dos produtos. Tal processo será discutido e explorado amplamente na revisão bibliográfica e estudo de caso deste artigo.


  1. Justificativa e Delimitação

O pesquisador participa de processos de S&OP no papel de planejador, a partir disso, identificou oportunidades de estudar, analisar e apontar métodos de solução para falhas no processo, e o consequente aumento de inventário, necessidade de alterações no ciclo de vida dos produtos, redução de preços e impactos diretos nos lucros.

Como uma justificativa adicional, pode-se afirmar que com relação à bibliografia estudada, nenhum dos autores apresentou a contento uma metodologia de previsão de demanda introdutória atrelada a um estudo de caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (484.1 Kb)   docx (146.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com