TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moeda função

Resenha: Moeda função. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Resenha  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

A moeda tem como funções:

- meio de pagamento ou instrumento de troca: serve nos atos de compra e venda, ou seja, serve para intermediar o fluxo de bens e serviços e fatores de produção da economia.

- unidade de cálculo ou denominador comum monetário: possibilita que sejam expressos em unidades monetárias os valores de todos os bens e serviços produzidos pelo sistema econômico. É um padrão de medida.

- reserva de valor: podem guardar-se produtos, designadamente quando constituem aplicações para grandes fundos poupados, como é o caso de propriedade imobiliária. A posse de moeda representa liquidez imediata para quem a possui. Assim pode ser acumulada para a aquisição de um bem ou serviço no futuro.

b) Defina moeda fiduciária e moeda lastreada.

R: A moeda fiduciária apareceu quando o estado decidiu entrar para o negócio, sendo lançada uma lei que obrigava as pessoas a aceitar e transacionar em moeda de papel sem poderem trocá-la por ouro. O Estado é quem ditava quanto valia a moeda.

A moeda lastreada é aquela formada por um título baseado na existência de reservas de metais preciosos, em especial, o ouro, pela autoridade monetária, sendo que sua emissão é realizada com base na existência destas reservas em quantidade suficiente para que cada unidade monetária tenha a mesma quantidade de ouro, ou outro metal precioso, associada.

2. Com relação aos meios de pagamento.

a) Conceitue meios de pagamento.

R: Constituem o total de moeda à disposição do setor privado não bancário, de liquidez imediata, ou seja, que pode ser utilizada imediatamente para efetuar transações. A liquidez da moeda é a capacidade que ela tem de ser um ativo prontamente disponível e aceito para as mais diversas transações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com