TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças políticas e econômicas

Tese: Mudanças políticas e econômicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Tese  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

O Brasil tem um potencial enorme para o desenvolvimento dos negócios, porem tem muitas Leis e um emaranhado burocrático que dificultam a vida dos empresários e das empresas.A boa noticia é que o governo mesmo com a inflação elevada, tem credibilidade o que passa a dar mais confiança aos investidores, e mesmo com a taxa de juros alta, conseguiu dar um equilíbrio maior ao mercado.

AsMudanças Políticas e Econômicas:

O governo comprou a idéia de que há excesso de demanda que tem que ser combatido através de redução das despesas para gerar forte superávit primário (receitas menos despesas, exclusive juros).Afirma que é necessário reduzir a despesa de custeio para expandir o investimento e abrir caminho para a redução dos juros básicos. Ora, o que está elevando a despesa são principalmente os juros. Sua redução dependa daredução da Selic, abrindo espaço para elevar investimentos e programas de distribuição de renda, que é o que mais interessa em termos de desenvolvimento econômico e social. 1. INTRODUÇÃO

Descrever uma experiência de atuação do professor da educação básica direcionada às práticas de ensino inclusivas é olhar o professor como sujeito, verifica-se que esse não reproduz apenaso conhecimento como parte de seu trabalho de aula, mas faz de seu espaço deeducação a práxis docente e de transformação humana, refletida em sua práticacomo agente de mudanças na escola e na sociedade.

Nas séries iniciaisestudei com um colega surdo. Nãofomos preparadospara recebê-lo. Quando o mesmo chegou àturma,lembro quesesentou isolado eque os colegas não se aproximavam dele. Nessa ocasião minha mãe era aprofessorae eusentia a dificuldade delapara ministrar aula com a presença de umaluno com limitações. Comentava que não sabia como trabalhar com ele e que nãohavia sido preparadapara isso. A direção da escola não lhe deu poder de escolha,ela não queria ter um aluno deficiente em seu contexto de sala de aula,pois nãotinha nenhum preparo,mas aceitava ou seria demitida.

Baseada na experiência que vivia, questionava sobre a dificuldade e atésobre omedo que as pessoas sentem aolidar e conviver com pessoas queapresentam certas limitações.

Tal tradução analítica confere ao professor o conceito de um intelectual emprocesso contínuo de formação, pois a função docente requer compreender,também, a capacidade profissionalde prever as suas ações, produzindoconhecimento no exercício da profissão, “sendo a investigação a ela inerente, vistoque a prática apresenta problemas que necessitam ser superados para acontinuidade do trabalho” (LIMA e GOMES, 2002, p. 170).

A formação do professor, portanto, tem recebidodestaque em cenáriosdiferentes da sociedade: por parte dos governos,comênfase na função dosprofessores como agentes de mudanças que a nova ordem mundial emergente vemexigindo; pelos professores, que têm urgência por ações de formação que atendamas reais necessidades da escola, em sua condição “real, multifacetada, carregadade ambiguidades e contradições, à semelhança da sociedade” (LIMA e GOMES,2002, p. 167).

2. DESENVOLVIMENTO

A inclusão escolar, enquanto paradigma educacional tem como objetivo a construção de uma escola acolhedora, onde não existam critérios ou exigências de natureza alguma, nem mecanismos de seleção ou discriminação para o acesso e a permanência com sucesso de todos os alunos.

A educação que visa à inclusão de pessoas com necessidades especiais,consiste em um trabalho que tem por objetivo, desenvolver as oportunidades para quetodos tenhamacesso ao ensino, apoiandocom recursos pedagógicos,que respeite adiversidade, as diferenças, promovendo a construção do conhecimentoe a inserçãodeste aluno.

Refletir sobre as questões de uma escola inclusiva e para todos, parte deu umamudança na perspectiva sociocultural de uma visão ideológica, em contraste com arealidade apresentada.

O processo de construção de uma educação inclusivaéresponsabilidade de todos eleva-nosuma ampla discussão, pois ainclusãoé umarealidade e, como tal, emerge em um momento complexo,exigindo umposicionamentode toda a sociedade.

Creio que a inclusão possibilita a interação e a integraçãodos alunosespeciaiscom aquelesconsiderados normais, gerando benefício para todo o grupo, pois aconvivência entre eles permite a ampliação de valores eo reconhecimento de que cadaumtem suas particularidades, desenvolvendo uma percepção de igualdade.

O processo inclusivonão é um fim em si mesmo, é um trabalho coletivo,contínuo, interativo e cooperativo,abrindo possibilidades de compartilhar experiência tornando nossas escolas lugares privilegiados para se aprender sobre a inclusão, sendopossível discutir e construir saberes na diversidade.

Figueiredo(2002) citouque para se implementara educaçãoinclusiva baseada naabordagem da diversidade é necessário conhecer as diferenças e a partir dela realizar a gestão daaprendizagem.

Entretanto é vital que esse espaço, a Escola,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com