TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulheres no mercado de trabalho

Artigo: Mulheres no mercado de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Artigo  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

As reestruturações produtivas e as mudanças que elas acarretam no mercado e na organização do trabalho no contexto atual da globalização da economia, pouco são analisadas do ponto de vista das diferenças de gênero. Entretanto, os impactos das reestruturações produtivas sobre as condições de trabalho sofrem variações segundo o sexo e a mão-de-obra, isso ocorre pelo fato de que mesmo na sociedade atual acontece ainda uma desigualdade social e de sexo.

A restruturação produtiva afetou a inserção dos diferentes componentes da família no mercado de trabalho e, na ausência de políticas de emprego e de políticas de proteção social, teve por principais consequências a precarização das relações de trabalho e a deterioração da renda familiar.

O novo modelo de flexibilidade, para as mulheres, passa pela utilização intensiva de formas de emprego precárias, como contratos de curta duração, empregos por tempo parcial e trabalho em domicilio. Uma das formas como se manifesta esse fenômeno, é a concentração da presença feminina nas chamadas empresas "mão" dos novos encadeamentos produtivos (ou seja, aquelas onde predomina o trabalho instável, pouco qualificado e mal pago), em oposição às empresas "cabeça", onde se concentraria o trabalho mais bem qualificado, mais estável e mais bem remunerado.

2-DESENVOLVIMENTO

Sabe se que mudanças recentes na sociedade afetaram as relações familiares, nas articulações de seus membros para as atividades remuneradas e nas organizações tendo que se adaptar ao novo contexto social e econômico da sociedade contemporânea.

2.1- Mulheres no mercado de trabalho

Durante séculos a mulher vivia confinada à esfera doméstica podendo sair somente se fosse acompanhada por um homem, não tendo ao menos a liberdade de escolher seu próprio marido, este era selecionado pelo pai tendo como critério de escolha seus interesses financeiros.

Por isso por muito tempo a imagem feminina e ate mesmo nos tempos atuais, principalmente e alguns pais do oriente a imagem da mulher estar associada a seu papel de reprodutora. Esta imagem básica, originária da mulher família, mãe, dona-de-casa vai estar sempre na frente estará interligada a seu cargo de trabalho com a mulher sabe-se apenas fazer este tipo de serviço. O trabalho, por exemplo, é tratado no masculino e o trabalho produtivo é feito pelos trabalhadores. É ao homem que se associa a imagem de trabalhador, de provedor da família. Portanto esta imagem da mulher vai trazer limitações a uma adequada colocação no mundo do trabalho.

No século XX começou uma ruptura feminina com os padrões do passado demonstrando novas faces da mulher, sendo mais ativa no mercado de trabalho o que acarretou mudanças econômicas na sociedade que contribuíram não só para o início do processo de autonomia e independência financeira da mulher diante do homem como também acenam para mudanças de usos , costumes , valores e projetos de família.

Apesar de que hoje ha acesso de algumas mulheres a posições mais privilegiadas, principalmente em postos tradicionalmente ocupados por homens, de maneira geral, as novas condições do mercado de trabalho acentuaram a vulnerabilidade de grupos tradicionalmente discriminados como as mulheres.

Portanto o papel das mulheres contemporâneas não se resume mais a procriação e nem aos afazeres domésticos, passando a ser um sujeito ativo na sociedade em defesa de sua nova postura. No contexto brasileiro houve transformações importantes: aumento acentuado da participação feminina no mercado de trabalho, principalmente nas regiões urbanas e a permanência da atividade feminina neste mercado, aumento de salários e uma participação maior da mulher em decisões na sociedade brasileira.

2.2. As famílias na contemporaneidade

O sistema familiar tradicional sempre foi à estrutura a ser seguida, tal configuração era pautada com clara divisão de trabalho no qual o homem era o provedor e responsável por sustenta os filhos e a mulher e a esposa responsável pelas tarefas domesticas por cuida dos filhos tendo como sua responsabilidade de educar e cuida dos filhos e, além disso, a família tradicional era formada por homem, mulher e filhos um conceito judaico cristão.

Portanto a família contemporânea passa por mudanças em muitas dimensões, caracterizadas pela maior expressão de afetos e busca de autonomia dos seus membros, a embasar a construção subjetiva, individual. Essas mudanças vêm acontecendo por causa das perdas de valores e tradições e surgimentos de novas propostas que a sociedade oferece aos membros familiares.

As famílias contemporâneas avançam para além dos formatos pré-concebidos incluindo outras dinâmicas e configurações. Na atualidade não é difícil encontra diversas configurações familiares fugindo do modelo tradicional que e constituída por pai, mãe e filhos biológicos. A família de hoje sofre vários tipos de interferências externas como: contextos políticos, econômicos e culturais na qual esta exposta, isso faz com que os membros da família, pensem e agem muito diferentes dos contextos de antigamente na qual a família vivia tradicionalmente.

2.3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com