TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos para detectar erros e correções

Seminário: Métodos para detectar erros e correções. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Seminário  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

Primeira parte: Técnicas de Detecção e Correção de erros

01) O que são essas técnicas e para que servem ?

São técnicas que visam manter a eficiência da informação mesmo em situações adversas. A exposição a curtos-circuitos,interferências eletromagnéticas,envelhecimento de componentes e erros de bits,por exemplo são casos nos quais faz-se necessárias a aplicação desse artefato,objetivando menor dano possível à transmissão.São exemplos de técnicas: paridade,CRC e Checksum.

02) Quais as abordagens que podem ser adotadas na presença de erros na transmissão ?

A princípio para detecção de erros na transmissão,nos deparamos com um importante conceito : redundância. Para sermos capazes de detectar e posteriormente corrigir erros,precisamos enviar alguns bits extras(redundantes) junto aos dados. Sabendo-se então onde encontra-se o erro,pode ser feita a correção aplicando as técnicas então disponíveis,que tem objetivo de recuperar,supondo a sequência original a ser enviada.

Paridade

Consiste basicamente no ato do transmissor adicionar 01 bit de redundância após um determinado número de bits (um byte,por exemplo).Com paridade par,o 0 ou 1 adicionado à cadeia resulta em um número par de números binários e por conseguinte em um número ímpar,com paridade ímpar.O receptor calcula a paridade da mensagem e compara-a com o bit P recebido: Se P=paridade,a transmissão está correta. Exemplo :

• O caracter A no código ASCII é representado por 1000001

• O bit P de Paridade é calculado e transmitido: 1000001P [nº par de 1(s)] | P=0 : Paridade par

• Logo,transmite-se 10000010.

Entretanto,esse processo pode ser vulnerável se houver mais de um erro,permitindo,em alguns casos que a falha chegue até o destino sem ser percebida. Essa técnica é utilizada em muitas aplicações de hardware (caso em que uma operação pode ser repetida quando houver dificuldade,e quando se faz útil a simples detecção de erros). Exemplo:

• Bus PCI E SCSI

3.2 Checksum da internet

Do inglês "soma de verificação", esse é um conjunto de caracteres utilizado para conferir a integridade do arquivo baixado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com